Portfolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTFÓLIO

Sociologia
Tutor: Adriano Del Duca
Aluna: Maria Aparecida de Lima Betega
Pedagogia – matrícula:118652

Que contribuições foram dadas pela disciplina de Sociologiapara análise do papel da escola e como podemos compreender as suas funções na sociedade contemporânea?

Os homens, ao interagirem, educam-se e formam a sociedade, portanto, asociedade é uma situação educativa.
A educação enquanto fenômeno social não pode ser compreendida desvinculada da realidade social na qual se insere, visto que as formas e os fins daeducação modificam-se em função das exigências sociais de cada período histórico da sociedade.
Ao entendermos a educação como elemento primordial para a interação entre os homense para criação e transmissão de cultura, podemos compreender a educação enquanto objeto de estudo da sociologia.
É importante destacar que a Sociologia da Educação possibilita-noso entendimento dos diferentes processos e mecanismos sociais que fazem parte da organização social.
A sociologia como ciência desenvolveu-se paralelamente ao desenvolvimentosocial e cultural do mundo ocidental, o que não foi diferente nos países da America e, particularmente, no Brasil.
A partir da década de 20, do século passado, ocorreram grandesmudanças no cenário da realidade brasileira, decorrentes da queda da oligarquia agrária, da ascensão da burguesia, do desenvolvimento da urbanização e da industrialização e das mudanças políticas com o golpede 1937.
É neste contexto histórico que a sociologia é introduzida no Brasil como Sociologia da Educação, primeiramente inserida nos currículos dos cursos secundários e, nos anos30, introduzida no ensino universitário, com a Reforma de Francisco Campos. Neste período a educação passou a ser tratada como um problema social, e a busca de soluções focava-se nas perspectivas...
tracking img