Portfolio recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

As teorias da administração tem como finaliddae atender as necessidades que a sociedade demanda,segundo Maximiano (2004) diz que uma organização é um sitema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo, que além dos objetivos e recursos, contam também com dois componentes, o processo de transformação e divisão do trabalho, as mudanças e incertezas como a qualatravessamos hoje, vivenciadas em uma civilização na qual os esforços cooperativos do homem é a base fundamental da sociedade, a administração esta sendo considerada a principal chave para a solução dos mais graves problemas que atualmente afligem o mundo moderno.
Em relações interpessoais é obvio que o ser humano é fruto do meio em que vive e que é gerido por necessidades básicas que podem motivar ounão.
As novas tecnologias e desenvolvimento humano estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia, mais isso não acontece por certo luxo e sim pelo avanço que se encontra a tecnologia e é extremamente necessário acompanhar as novas mudanças tecnologicas. Para um bom desenvolvimento humano.
Teoricamente estuda-se Econômia, devido à escassez de alguns fatores de produção, é importanteestar atualizado por causa das desingualdades de renda existente na face da terra.
Com o objetivo de adaptação as exigências da análise Econômica e social é que as organizações têm se modificado com muita rapidez, Para isso o Gestor em RH tem uma boa capacidade de analisar o ambiente e o clima organizacional, ter habilidade para o ânimo, o levantar e a disposição é importante, na situação decrise ou dificuldades, daí promovem ações com o objetivo de garantir uma comunicação eficiente dentro da organização, provocando assim uma sensação de maior segurança e conseguentemente um clima organizacional favorável. Sendo assim os colaboradores se adequam atigindo os resultados esperados.



2 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
2.1 A importância na organização e suas contribuições

A importânciade estudar as teorias da administração é propor soluções para problemas, um administrador exelente, procura ser um profissional com uma grande bagagem de conceitos e idéias que trás como Ferramentas de trabalho. Um bom administrador sabe analisar e resolve situações problemáticas variadas e complexas, pois aprende a pensar, a raciocinar, avaliar, e aponderar em termos abstratos, estratégicos,conceituais e teóricos.
Sua contribuição é propor melhorias de mudanças e de inovação, pois estuda para adquirir habilidades de perceber e diagnosticar situações. Se cada empresário souber utilizar com excelência os conhecimentos que o administrador possue, seram capazes de gerar mais renda, a certeza de que as empresas não irão à falência nos primeiros anos e a garantiade que o crescimento do emprego formal será superior ao que temos registrado até os dias de hoje.
2.2 Teorias Clássicas da Administração
Divisão do trabalho Estabilidade do pessoal
Equidade (reconhecer o direito de cada um) Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais
Unidade de comando Disciplina
Unidade de direção Ordem
Remuneração do pessoal Iniciativa
CentralizaçãoEspírito de equipe
Cadeia escalar Autoridade e responsabilidade
A Teoria Clássica tendo início na França em 1916, fundada pelo francês Henri Fayol seus princípios foi buscar técnicas para o seu trabalho, objetivando a busca da eficiência. Com os problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdício, insatisfação generalizada entre os operários, intensaconcorrência, alto volume de perdas por decisões mal formuladas, levando a divisão do trabalho. Fayol se baseou em princípios e técnicas para o seu trabalho seu objetivo principal foi busca a eficiência para as organizações. Se caracterizando pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente a:





2.3 Teorias Comportamentais (ou Teoria Behaviorista)...
tracking img