Patologias organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO

Semelhantemente ao corpo humano, a estrutura organizacional da empresa apresenta diversos tipos de infermidades que, se não medicadas em tempo hábil, irão se agravando e prejudicando os demais órgãos que com ele interagem.


Patologia Organizacional
Conceito: Estudo das causas dos mecanismos,das lesões estruturais (e ultra estruturais)transitórias ou definitivas, e distúrbiosfuncionais determinados no organismo pelas doença.É o termo usado no sentido de assemelhar uma organização ao corpo humano.
A estrutura organizacional da empresa apresenta diversos tipos de enfermidade que, se não medicadas em tempo hábil se agravam e prejudicam os demais órgãos da empresa.

Principais Patologias:
• Coordenação acumulativa;
• Inexistência de instrumento de formalizaçãoestrutural;
• Multicomando;
• Falta e excesso de delegação de autoridade;
• Estrutura organizacional obsoleta e antiquada;
• Indefinição de objetivos;
• Tolerância a incompetência;
• Incoerência entre o que foi planejado e o que esta sendo executado.

Uma patologia é uma disfunção que acomete a empresa em conseqüência de sua atividade e funcionamento.Todas as organizações sofrem depatologias, já que acontece com elas o que ocorre também com as pessoas, isto é, não há ninguém que seja totalmente são. Em alguns casos, as doenças são de pouca importância (uma dor de cabeça, um resfriado, entorses); em outros, elas são de maior gravidade (câncer, hemiplegia, esquizofrenia etc.), o que determinará se a cura será mais ou menos complexa.

Quando se tenta compreender umaempresa, é comum recorrer a diferentes metáforas, por exemplo: uma máquina, um organismo vivo ou uma prisão. Há dez anos, foi lançada a idéia de que a melhor forma de compreender uma empresa se dá pelo paradigma antropomórfico: é preciso entender que as empresas funcionam como se fossem pessoas. Isto significa atuar sobre alavancas diversas, como a gestão da vontade; a gestão dos sentimentos(conforme o modelo de Feelings Management); a gestão dos hábitos; administração de erros (modelo de Gestão do Imperfeito), ou ainda, curar as patologias identificadas. Nesse caso, convém aplicar o modelo de Patologias nas empresas. Este último parte de um diagnóstico da instituição com base na observação dos seus sintomas e identificação de causas para, posteriormente, aplicar o tratamento adequado.Depois de curar a organização, será preciso fazer um acompanhamento (revisões periódicas) para se certificar de que o mal não se reproduziu ou que não surgiram outras doenças ou tumores.Identificação de 15 critérios para a classificação das patologias nas empresas: de acordo com a gravidade (leves, graves ou muito graves); com a idade (infância, adolescência, maturidade, velhice); doença (física,patológica ou psiquiátrica); freqüência (esporádicas, endêmicas ou epidêmicas); procedência (endógenas, ou internas, e exógenas, ou externas); de acordo com o momento de sua ocorrência (antes, durante ou depois da gestação da empresa); de acordo com as possibilidades de cura (curáveis, degenerativas ou terminais); de acordo com o aparelho afetado (respiratório, circulatório, nervoso, reprodutor,excretor ou digestivo); conforme a falta-excesso de nutrientes (plásticos, energéticos ou reguladores); de acordo com o tamanho da empresa (grande, média ou pequena); conforme a propriedade (pública ou privada); disposição para o lucro (sim ou não); conforme a rapidez e a duração do mal (agudas ou crônicas); de acordo com a nacionalidade (estrangeiras ou espanholas); ou conforme a localização(marketing, finanças, recursos humanos, estratégia, informática, setor jurídico).
A depressão, que podemos considerar como a doença da tristeza, é uma patologia cujas conseqüências são demolidoras. O mundo da empresa não é uma batalha comportada, e a concorrência, os conflitos e a tensão fazem parte do dia-a-dia. A única maneira de enfrentar todas essas dificuldades é com uma grande dose de...
tracking img