Porter poliuretano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Trabalho de Análise de Porter
sobre Poliuretano

Gabriela Rodrigues Bardella e Yuri de Paiva Alves
Comercialização na Indústria Química
11 de Janeiro de 2013

Resumo

Escolhemos como tema o poliuretano que, atualmente, pode ser encontrado em praticamente tudo o que tocamos: mesas, cadeiras, carros, roupas, calçados, eletrodomésticos, camas,bem como o isolamento em nossas paredes e teto e molduras em nossas casas. Sua história, para a melhor compreensão de sua importância em nossas vidas, e também a forma que é produzido desde de sua síntese. A ênfase do trabalho é realizar uma análise de Porter sobre o poliuretano. Entretanto, devido as diversas aplicações do poliuretano, torna-se muito difícil fazer uma analise de Porter de formageral, desta maneira realizamos uma analise de Porter dando destaque a um segmento específico do mercado de poliuretano, que é a indústria de tinta/solventes.

Índice

INTRODUÇÃO.................................................................................................1
HISTÓRICO ...2
APLICAÇÕES 4
ROTA DEPRODUÇÃO....................................................................................5
ANÁLISE DE MERCADO ..............................7
ANÁLISE DE PORTER..................................................................................10
CONCLUSÃO .12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

Figuras
1-Síntese do poliuretano.................................................................................1
2-Produtos depoliuretano..............................................................................4
3-Isocianato + álcool gerando um poliuretano.............................................5
4-Cadeias cíclica e acíclica.............................................................................5
5- Produção de PU na América Latina 1998-2008 (1.000 t)...........................7
6- Consumo de PU por segmento na Am.Latina..........................................8

Introdução
Poliuretanos são um dos materiais plásticos mais versáteis. A natureza da química dos poliuretanos permite que sejam adaptados para resolver problemas difíceis, moldados em formas não usuais para melhorar os produtos industriais e de consumo.Os poliuretanos são formados por reação de um poliol(um álcool com mais de dois grupos hidroxila por molécula) com um di-isocianatoou um isocianato polimérico, na presença de catalisadores e aditivos adequados.Um amplo espectro de materiais podem ser produzidos para satisfazer as necessidades de aplicações específicas devido a uma grande variedade de di-isocianatos e de polióis.

Fonte: slides pessoais

Figura 1: Síntese do poliuretano

No dia a dia é provável que esbarremos com o Poliuretano, pois o mesmo amplamenteusado em espumas rígidas e flexíveis, em elastômeros duráveis e em adesivos de alto desempenho, selantes, em fibras, vedações, gaxetas, preservativos, carpetes, peças de plástico rígido e tintas

HISTÓRIA

O trabalho pioneiro em polímeros poliuretanicos foi conduzido por Otto Bayer e seus companheiros de trabalho em 1937 nos laboratórios da I.G. Farben em Leverkusen, Alemanha. O primeiroproduto foi obtido pela reação de diisocianato alifático com diamina alifática ou diol e comercializados com os nomes de Irgamid U, para aplicações em plásticos e Perlon U para aplicações em fibras sintéticas. Os novos polímeros tinham algumas vantagens sobre os materiais plásticos existentes que foram feitos a partir da polimerização de olefinas, ou por policondensação e não estavam protegidos pelaspatentes obtidas por Wallace Carothers de poliésteres.
Com o advento da II Guerra mundial e a conseqüente carência de materiais de borracha, incentivou-se o desenvolvimento de produtos a base de uretano para aplicações como impregnação de papel e a fabricação de peças de vestuário resistentes a gás mostarda, acabamentos de alto brilho de avião e revestimentos químicos resistentes à corrosão,...
tracking img