Portas tcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução..................................................................................................Pag 02
Definição Portas TCP................................................................................Pag 03
Portas TCP De Aplicativos........................................................................Pag 05Conclusão.................................................................................................Pag 07
Bibliografia................................................................................................Pag 08

Introdução
Portas tcp è um protocolo de transmição de dados por conexão neste trabalho será apresentado as suas funções e característica mais afundo,apresentando também Exemplos de portas usadas por aplicativos conhecidos daatualidade.

Definição Portas TCP
Existem 65.536 portas TCP, numeradas de 0 a 65535. Cada porta pode ser usada por um programa ou serviço diferente, de forma que em teoria poderíamos ter até 65536 serviços diferentes ativos simultaneamente em um mesmo servidor, com um único endereço IP válido. O endereço IP contém o CEP da rua e o número do prédio, enquanto a porta TCP determina a que sala dentro doprédio a carta se destina.
As portas TCP mais usadas (também chamadas de "well known ports") são as portas de 0 a 1023, que são reservadas para serviços mais conhecidos e utilizados, como servidores web, FTP, servidores de e-mail, compartilhamento de arquivos, etc. A porta 80, por exemplo, é reservada para uso de servidores web, enquanto a porta 21 é a porta padrão para servidores FTP. A porta"0" é reservada, por isso não entra realmente na lista.
Além do endereço IP, qualquer pacote que circula na Internet precisa conter também a porta TCP a que se destina. É isso que faz com que um pacote chegue até o servidor web e não ao servidor FTP instalado na mesma máquina.
Além das 65.536 portas TCP, temos o mesmo número de portas UDP, seu protocolo irmão. Embora seja um protocolo menos usadoque o TCP, o UDP continua presente nas redes atuais pois oferece uma forma alternativa de envio de dados, onde em vez da confiabilidade é privilegiada a velocidade e a simplicidade. Vale lembrar que tanto o TCP quanto o UDP trabalham na camada 4 do modelo OSI. Ambos trabalham em conjunto com o IP, que cuida do endereçamento.
No TCP, os dados são transmitidos através de conexões. Tudo começa como cliente enviando o pacote "SYN", que solicita a abertura da conexão. Caso a porta esteja fechada, o servidor responde com um pacote "RST" e a conversa pára por aí. Caso, por outro lado, exista algum servidor disponível na porta solicitada (um servidor http, por exemplo), então ele responde com outro pacote "SYN", seguido de um um pacote "ACK", avisando que a porta está disponível e prosseguindocom a abertura da conexão.
O cliente responde então com outro pacote "ACK", o que abre oficialmente a conexão. Começa então a transferência dos dados, que são organizados em pacotes. O protocolo TCP/IP permite o uso de pacotes com até 64 kbytes, mas normalmente são usados pacotes com até 1500 bytes, que é o tamanho máximo de um frame Ethernet. Pacotes maiores podem ser transmitidos normalmenteatravés da rede, mas precisam ser fragmentados, ou seja, divididos em pedaços menores, com até 1500 bytes.
Para cada pacote recebido, a estação envia um pacote de confirmação e, caso algum pacote se perca, ela solicita a retransmissão. Cada pacote inclui 4 bytes adicionais com um código de CRC, que permite verificar a integridade do pacote. É através dele que o cliente sabe quais pacotes chegaramdanificados.
Depois que todos os dados são transmitidos, o servidor envia um pacote "FYN" que avisa que não tem mais nada a transmitir. O cliente responde com outro pacote "FYN" e a conexão é oficialmente encerrada.
Graças a tudo isso, a confiabilidade é muito boa. Quando a conexão está ruim, é normal ocorrerem mais perdas de pacotes e retransmissões, mas as corrupções são geralmente causadas...
tracking img