Porta paralela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTA PARALELA
A porta paralela é uma interface de comunicação entre o computador e um periférico (scanner, impressora, circuitos eletrônicos, etc), e permite a transferência de vários bits de umasó vez, possibilitando assim uma maior velocidade no tráfego de transmissão de dados. A transmissão de dados pode ser unidirecional e bidirecional.

Transmissão de dados unidirecional
Portaparalela SPP (standard parallel port) com uma taxa de transmissão de dados máxima de 150Kbps. Comunica-se com uma CPU utilizando um BUS (barramento de dados) de dados de 8 bits; para a transmissão de dadosentre periféricos são utilizados 4 bits por vez. Por apresentar variações de sua capacitância com a frequência, não são recomendados para aplicação em dispositivos que operem em frequências superioresa MHz.

Transmissão de dados bidirecional
Porta avançada EPP (enhanced parallel port) pode transmitir até 2Mbps, para isso é necessário o uso de um cabo especial. Comunica-se com uma CPUutilizando um BUS de dados de 32 bits; para a transmissão de dados entre periféricos são utilizados 32 bits por vez. Com as mesmas características da EPP temos ECP (enhanced capabilities port), porém utilizaDMA (direct memory access) não há a necessidade de processador, tem acesso direto a memória para transferência de dados, utiliza um buffer FIFO (first in, first out) de 16 bits.

Conector DB25
Acomunicação de dados é digital (0 ou 1) em nível TTL (0 a 5 volts). Um pino está em nível lógico “0” quando sua tensão for de “0 a 0,4 volts” e nível lógico 1 quando sua tensão for de “3,1 a 5 volts”presente nos pinos do conector DB25 que podem ser envio de dados (escrita) ou recebimento de dados (leitura). Através de um comando podemos acessar 2 registradores de leitura e escrita e umregistrador somente de leitura, envia ao conjunto de endereços ler e escrever um dado digital com no máximo 8 bits.
O conector DB25 é universal e contém 25 pinos, através desse conector que se estabelece a...
tracking img