Por que fiscalizar excesso de peso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos que justificam a fiscalização do excesso de peso.

No mundo inteiro a sociedade faz valer seus interesses e proteções através de leis que regulam a vida de relaçõesentre as pessoas. Assim é que, sendo de interesse de todos, para a existência de estradas com boas condições de permitir os movimentos necessários a nossa vida, surgiram e se aperfeiçoaram as leis queprocuram preservá-las, limitando o transporte de peso, o que as desgastariam.
Todos sabemos que as estradas, seu pavimento e sua base possuem um limite de suportabilidade e que ocontínuo esforço de resistência à rolagem dos pneus lhe transmite um alto índice de pressão localizada no ponto de contato entre o pneu e o piso causando-lhe a “fadiga”, ou seja, torna-se vencida acapacidade de resistência do pavimento. É por isso que se formam as deformações e o enrugamento do asfalto, as fissuras, e as rupturas.
Estradas danificadas provocam acidentes emortes, prejudicam as estruturas do veículos e retardam as viagens. Além disso, o excesso de peso danifica seriamente a suspensão de caminhões, sua capacidade de transporte, a durabilidade do sistema defreios, prejudica a direção e gera desgastes prematuros dos pneus contribuindo também para a poluição do meio ambiente.
O excesso de peso deixa o veículo demasiadamente lento, oque perturba o fluxo de tráfego, resultando em acidentes com conseqüências sérias, mortes ou mutilações, perda dos veículos, prejuízos nas cargas e contratos, inclusive processos criminais entreoutros. Também, requerem as estradas públicas um grande investimento em dinheiro, um recurso inestimável para a vida social.
Logo pode-se inferir que, a fiscalização do excesso de pesoviário deve ser intensificada. Mas para que tal fato seja possível é necessário que as autoridades de trânsito tenham condições de se aparelharem melhor, colocando todas as suas balanças em...
tracking img