Popper e o historicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Popper e o historicismo

Obra: Teorias da História; tradução e prefacio de Vitor Matos e Sá, 6ª edição; Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de educação e bolsas).
Assunto: Criticas de TeoriasClássicas da Historia
Texto: Previsão e Professias nas Ciências Sociais
Autor: Karl R. Popper.

O texto “Previsão e profecia nas ciências sociais”, é um tema abordado por Karl R. Popper, onde seuobjetivo é a critica das doutrinas relacionadas ao tema, tendo como foco principal o (Marxicismo).
A critica se foca no método histórico do marxismo e cabe a toda doutrina historicista em geral eoutras filosofias da historia.
O texto de Karl R. Popper esta dividido em 11 (onze) seções, paginas 20,21,22,23,24,25,26,27,28,29,30 e 31 do livro “Teorias da Historia”.

Popper revela claramenteque ira fazer critica ao que chama de historicismo, a doutrina a qual faz parte das atribuições das ciências sociais apresentar profecias históricas.
O autor centraliza seu discurso nas idéiasmarxistas, nos informando ter em mente muitas outras filosofias. Popper diz ser, insustentável a tarefa das ciências sociais segundo a doutrina historicistas, de que faz parte das atribuições das ciênciassociais prever evoluções históricas. Apresenta em seu argumento as distinções, “previsão cientifica” e “profecias históricas incondicionais” contrariando as impressões deixadas pela doutrinahistoricista. Estas doutrinas Popper nomeia como, “doutrina historicista das ciências” e “doutrina historicista da política”, ambas apresentam a tese de que a historia da humanidade e seu futuro podem serconhecidas previamente, utilizando-se inclusive de fenômenos naturais para as fundamentar.
Pelas suas pretensões cientificas o marxismo pode ser destruído, por não serem sustentáveis, mas na ordempolítica e técnica teria de haver uma revolução social para destruir as pretensões marxistas.
Popper afirma que a função principal das ciências sociais teóricas consiste em definir as involuntárias...
tracking img