Teorias psicosociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidad Evangélica del Paraguay- UEP
Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación
Maestria y Doctorado en Ciencias de la Educación
Disciplina Fundamentos y Paradigmas de la Educación
Prof. Doctor Edson R. Origen

Teorias da aprendizagem
Teoria Behaviorista
Teoria Cognitiva
Teoria Humanista

ADRIANA C. FREITAS
CARLOS ALBERTO DE SOUZA
ESTELA MARY DE FILÁRTIGA
JOÃO COELHOCESAR
MARLETE LIMA PEREIRA
MARISANDRA N. VIECILI

ASUNCIÓN/ PY
JULHO 2006

ADRIANA C. FREITAS
CARLOS ALBERTO DE SOUZA
ESTELA MARY DE FILÁRTIGA
JOÃO COELHO CESAR
MARLETE LIMA PEREIRA
MARISANDRA N. VIECILI

Teorias da aprendizagem
Teoria Behaviorista
Teoria Cognitiva
Teoria Humanista

Producción cientifica de conclusión – seminario- apresentada adisciplina Fundamentos y Paradigmas de la educación do Programa de Postgrado Stricto Sensu en Ciencias de la Educacion / Maestría y Doctorado en la Educación da Universidad Evangélica del Paraguay - UEP. Sob orientación do Prof. Douctor Edson R. Oaigen.

ASUNCIÓN/ PY
JULHO 2006

INTRODUÇÃO

Apresentaremos neste trabalho alguns conceitos introdutórios das teorias de aprendizagem.Éimportante compreender o modo como as pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, bem como identificar o papel de um professor nesse processo. Estas teorias são importantes porque possibilitam ao professor adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades que lhe permitirão alcançar melhor os objetivos do ensino.

Aquí encontram-se resumidas as características de algumas dasprincipais teorias de aprendizagem como: coportamentalista, cognitivista e a humanista. As mesmas possuem suas diferenças,porém isto não impede que entre elas tenha pontos comuns. Dentre seus representantes temos: na Teoria Behaviorista – Ivan Pavlov, E.L. Thorndike, Jonh B. Watson, B. F. Skinner, Alberto Bandeira; Teoria Cognitiva – William James, Jean Piaget, Jerone Bruner, Bejamim Bloom, RobertHavighurst, David Asubel, L. S. Vygotsky, R. Havighurst; Teoria Humanista: J.J Rousseau, Maria Montessori, John Dewey, Arnold Geseti, Sigmund Freíd, Carl Rogers, William Glasser, Herbert, Pestalozzi, Froebel, Horace Mann.

Estas teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentamexplicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento. A aprendizagem não seria apenas inteligência e construção de conhecimento, mas, basicamente, identificação pessoal e relação através da interação entre as pessoas.

Na aprendizagem escolar, existem os seguintes elementos centrais, para que o desenvolvimento escolar ocorra com sucesso: o aluno, o professor e asituação de aprendizagem. As teorias de aprendizagem têm em comum o fato de assumirem que indivíduos são agentes ativos na busca e construção de conhecimento, dentro de um contexto significativo.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

O poder que o progresso da ciencia e da tecnología e das necesidades Latino-Americana exige que o processo Ensino e Aprendizagem seja continuamente atualizado,principalmente em funçao de alguns fatores: a construçao do conhecimento, as metodologias, as tècnicas de ensino, a atualizaçao de conteùdos (prioridade aos conteùdos de importância loco-regional) e a relaçao profesor, alunos e os demais componentes da comunidade educativa. È o descubrir da funçao social da escola, construindo uma permanente interaçao com o meio e com o ambiente.

Para o logro destesobjetivos è fundamental o conhecimento das Teorias da Aprendizagem que brindam o sustento teòrico para uma pràtica educativa eficaz.

TEORIA
• Conjunto de regras e conhecimentos que guiam diversas atividades fundamentando o fazer teòrico.
• Uma interpretaçao sistemamática de uma área de conhecimento, uma maneira particular de ver as coisas, de explicar, observar e resolver problemas....
tracking img