Pontes estaiadas e de madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ferdinando Holanda de Lucena
Luis Antonio Silva Costa
Roberta Matias Martins
Silas Borges
William Deutsch

Introdução.

Este trabalho tem a intenção de mostrar um pouco sobre dois tipos de pontes: estaiada e de madeira.
As pontes estaiadas são tendência no setor de construção civil no Brasil pois tem um melhor planejamento e qualidade na execução das obras.
O modeloestaiado é uma opção de tecnologia para a construção de pontes, A sustentação dos tabuleiros é feita através de cabos de aço fixados em pilares de concreto moldados no local. A fixação dos cabos pode ser feita em forma de leque ou forma de harpa. A construção de pontes estaiadas no Brasil tem contribuído, significativamente, para o desenvolvimento das regiões onde as pontes são construídas.
Atecnologia da madeira também tem alcançado alto nível, mas sua utilização hoje em dia, é muito menos frequente comparado ao concreto armado. No entanto, a madeira é renovável, tem grande potencial de resistência e durabilidade, e fácil manutenção tornando-a um bom material para a construção de pontes em estradas vicinais. O Brasil um país de grandes reservas florestais e de grande potencialidade parao reflorestamento, a construção de pontes de madeira é economicamente e ecologicamente viável.
Modelo de ponte estaiada:
[pic]Ponte estaiada da França.

[pic]Ponte de madeira do Japão.

Resumo.

Ponte estaiada é um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte.

A ponte estaiadacostuma ser a solução intermediária ideal entre uma ponte fixa e uma ponte pênsil em casos onde uma ponte fixa iria requerer uma estrutura de suporte muito maior, enquanto uma pênsil necessitaria maior elaboração de cabos.

A tecnologia da madeira também tem alcançado alto nível, mas sua utilização hoje em dia, é muito menos frequente comparado ao concreto armado. No entanto, a madeira érenovável, tem grande potencial de resistência e durabilidade, e fácil manutenção tornando-a um bom material para a construção de pontes em estradas vicinais.

Pontes estaiadas. [ref.1.]

Características importantes.

1. O uso de cabos de alta resistência à tração representa economia de material, redução de peso e menor custo.
2. Comparada com os de pontes pênseis enrijecidas, os cabossão retos ao invés de curvos, o que proporciona maior rigidez a estrutura. Lembrando que a não-linearidade da ponte pênsil enrijecida torna o cabo mais propicio a mudanças de curvatura e da variação do momento fletor da reação que absorve a tração exercida pelo cabo. E esse fenômeno não pode ocorrer em disposições com cabos retos.
3. Os cabos são fixados no tabuleiro, no qual produzem forças decompressão. Em projetos que visam à economia, a superfície do tabuleiro deve trabalhar juntamente na absorção dessas forças. Em estruturas de concreto, essa força que se encontra no eixo aplica tensões ao tabuleiro.
4. Todos os cabos individualmente são mais curtos que o comprimento total da superestrutura em si. Eles normalmente são construídos de fios metálicos, fornecidos com extremidadespróprias, esticados e não-torcidos. O problema da montagem dos cabos é bem diferente do das pontes pênseis convencionais.
5. Há grande liberdade de escolha na seleção da disposição da estrutura.
6. Comparadas com as pontes pênseis enrijecidas, as pontes de vigas estaiadas tendem a serem menos eficientes no suporte da carga continua e permanente, só que mais eficientes sobre a carga móvel.Como resultante, é provável que não sejam econômicas para vãos mais longos. São consideradas econômicas na faixa de 100 a 350m, em alguns projetos chegam a aumentar esse limite.
7. Os cabos podem ser implantados em um único plano, na linha central e longitudinal do tabuleiro, essa disposição tem a vantagem de apresentar a resistência à torção inerente a um sistema de vigas e reduzindo ao...
tracking img