Ponte weatstone

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATORIO PRATICA 02 – PONTE DE WHEATSTONE

Membros: Edgar de Jesus Pereira / Carlos


Objetivo

Comprovação pratica da técnica de medição de resistências elétricas baseado na ponte deWheatstone.
A pratica foi realizado no simulador eletrônico EWB e obtivemos os resultados esperados, utilizamos capacitores na pratica ao invés de resistores como na maioria dos casos. Acorrente entre VA e VB no simulador variou na casa de Picoamperes.

Introdução

A ponte de wheatstone é um método mais refinado de se determinar a resistência de um resistor. Ela consiste na utilizaçãode um galvanômetro, dois resistores de resistência conhecida (R1 e R2) e outro de resistência variável (RV), além de uma fonte de tensão.
A figura abaixo mostra a montagem de uma ponte deWheatstone:
[pic]
Nesta montagem, para determinar a resistência desconhecida RX, devemos ajustar a resistência variável RV de modo que não haja passagem de corrente pelo galvanômetro. Issoacontecerá quando os nós C e D possuírem o mesmo potencial, ou seja:
[pic]
Consequentemente teremos também
[pic]
Substituindo a Eq. 2 na Eq. 1, temos:
[pic]
Ou seja, quando os produtos cruzados dosresistores da ponte de Wheatstone forem iguais, o galvanômetro não indicará nenhuma corrente elétrica no ramo CD. Nesta situação, dizemos que a ponte está em equilíbrio.
[pic]



MetodologiaUtilizamos um multímetro para medir a corrente Iab, e aferir o circuito da ponte de wheatstone e utilizamos também um osciloscópio para verificar a tensão de entrada do circuito. O circuito utilizadoabaixo foi alinhado variando a resistência de Z2 ate que não exista corrente entre V1 e V2 e mesma ficou na casa dos picoamperes. Ao zerar a corrente a tensão em V1 e V2 estavam equivalentescomprovando a teoria em questão.
[pic]
Memória de Calculo:

Zx pode ser calculado através da formula: Zx = (Z3xZ2) / Z1

Onde:

← Z2/(Z1+Z2).Vs = Zx/(Z3+zX).Vs
← Z2/Z1+1 = Zx/Z3 + 1...
tracking img