Polo industrial de manaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 125 (31188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA BRASll.,EIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS CENTRO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E PESQUISA CURSO DE MESTRADO EXECUTIVO

PÓLO INDUSTRIAL EXPORTADOR: DESAFIOS PARA O NOVO PAPEL DA ZONA FRANCA DE MANAUS

DISSERTAÇÃO APRESENTADA À ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE

JORGE DE SOUZA BISPO
Rio de Janeiro 2003 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CENTRO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E PESQUISA CURSO DE MESTRADO EXECUTIVO

TÍTULO

PÓLO INDUSTRIAL EXPORTADOR: DESAFIOS PARA O NOVO PAPEL DA ZONA FRANCA DE MANAUS
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO APRESENTADA POR:
JORGE DE SOUZA BISPO

E
APROV ADO EM 16 / 01 /2003 PELA COMISSÃO EXAMINADORA

��
ALUIZIO LOUREIRO PINTO
PH.D EMADMINIS1RAÇÃO PÚBLICA

OR EM PESQUISA OPERACIONAL

L #VM""'O C :

o" Q, 1.,Q

1-.

OSE HUMBERTO VIANA LIMA JUNIOR

DOUTOR EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DEDICATÓRIA

Dedico esta dissertação ao meu pai José e ao meu irmão Eraldo, por sempre acreditarem em mim, mesmo hoj e, quando ambos já se encontram no plano superior.

Dedico também à minha mãe Nair, pelo exemplo de luta, dedicação epersistência, que após criar dez filhos, possuindo apenas o curso primário, resolveu voltar a estudar, tomar-se professora e compartilhar o seu conhecimento com tantos.

AGRADECIMENTOS

Aos meus pais e aos meus familiares pelas preocupações, incentivos recebidos e aceitação das minhas ausências ao longo desta minha caminhada.

Aos meus queridos Jorge, Lourdes e Ana Carolina Calmon, poracreditarem nos meus sonhos, dedicação de carinho e pela confiança em mim depositada.

Aos amigos Eraldo Boechat, Graça Pinto, Heloísa Domingues, Ivelizes Pinheiro, José Humberto, Mônica Moura, Nazaret Costa, Rosana Gomes e Zilthai Reis, pelo estímulo, confiança e apoio dedicado.

Ao pessoal do Isae-AM, especialmente na pessoa do sempre atencioso Jefferson, pela atenção e paciência dispensada.Aos amigos que contribuíram e apoiaram para a realização da pesquisa.

Aos professores que contribuíram com muito dos seus preciosos conhecimentos.

Ao professor Enrique Sarávia, pela sua paciência, dedicação e apoio no início desta jornada.

Em especial, ao meu orientador Prof. Aluízio Loureiro Pinto, Ph.D., pelo seu incentivo, pela sua eterna humildade e pela atenção e dedicação dispensadas. APRESENTAÇÃO

No meio acadêmico e empresarial, observamos que sempre quando ocorrem discussões sobre as razões que dificultam a consolidação do Pólo Industrial instalado na Zona Franca de Manaus como Pólo Industrial Exportador, excluindo-se daí as razões ligadas à produtividade, qualidade e preço, sempre são criticados os procedimentos adotados pelos órgãos envolvidos, o excesso dedocumentação e, principalmente, o tempo gasto nas diversas etapas do processo.

Daí surgiu a necessidade de elaborar um estudo que possa identificar e analisar os entraves técnicos, administrativos e burocráticos que diminuem a vantagem competitiva

internacional das empresas instaladas no Distrito Industrial da Zona Franca de Manaus para se consolidar como Pólo Industrial Exportador.

o

tema foiescolhido levando-se em conta a experiência vivida pelo autor nos nove

anos de atividade desenvolvidas nas alfândegas de Manaus, como Auditor Fiscal da Receita Federal, e a preocupação constante em contribuir para a independência, a consolidação e a perenização do modelo Zona Franca de Manaus.

Esta dissertação está estruturada em seis capítulos, apresentados da seguinte maneira:

oCapítulo 1 caracteriza o problema que originou a pesquisa e a metodologia aplicada.

Na primeira parte, são apresentadas a contextualização do problema, os objetivos principais e intermediários, a delimitação do estudo e sua relevância e a definição dos termos técnicos chaves. Na parte destinada à metodologia, estão descritos os procedimentos metodológicos da pesquisa, o tipo de pesquisa...
tracking img