Politicas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADES DE BAURU – UNIDERP
SERVÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

JOCILA DE CAMPOS PONCE – RA 2321386530
MÁRCIA DA S. ROSA – RA 2604477152
RENATA AP. C. BORIAN – RA 2372473701
ROSANGELA AP. P. ZULIAN – RA 2368467330
TATIANA F. B. MORELLI – RA 2330432649

POLÍTICAS PÚBLICAS E O SERVIÇO SOCIAL

Profa. Ma. Edilene X. R. Garcia

Bauru
2012

Com oobjetivo de entender melhor sobre as políticas sociais e o trabalho do Serviço Social à esta questão, pesquisamos seu conceito e práticas que citaremos a seguir:
Pesquisando a palavra política, observamos que a mesma, significa administrar, direcionar, organizar, defender direitos, decidir ações de uma nação, estado ou sociedade. Tem por objetivo, impor a ordem pública, direcionando a sociedadede maneira correta, harmoniosa e respeitosa.
Para um profissional de Serviço Social, a política representa a forma de atuação para visar o bem-estar da população, desenvolvendo garantias dos direitos dos indivíduos em sua totalidade, tornando-os conhecedores desses direitos e deveres e buscando a realização da qualidade de vida.
O profissional citado, politiza seus atendimentos, proporcionandoformas para que esses indivíduos possam perceber que podem por si próprios, alcançar graus de satisfação familiar, profissional ou como cidadãos e com isso conquistar melhorias de vida.
Para um educador social, profissional habilitado a intervir com diversas populações: crianças, jovens, adultos, séniores, em contextos sociais, culturais e educativos diversos, a política torna-se um meioestratégico para o assistencialismo da questão social, tornando-se em parte, uma política de proteção social para uma parcela significativa da população.
“Um homem não é mais do que o resultado dos seus pensamentos, aquilo em que ele pensa, é aquilo em que se transforma”. Mahatma Gandhi
Assistindo o filme Gandhi, observamos o domínio de uma nação sobre outra, no caso deste, a nação inglesa dominava o povoafricano e indiano e de como esses povos se deixavam ser dominados. Seu povo (indianos) era humilhado, rebaixado à uma raça inferior, explorado, até que Gandhi começou sua luta pacífica para mostrar que todos são iguais, merecem respeito e os mesmos direitos que qualquer cidadão.
Gandhi foi um homem sábio, advogado por profissão,viveu na simplicidade e era contra a violência física, cujo seuprincipal método era da resistência passiva. Ele desejava a paz entre todos os homens.
No Brasil, vemos semelhanças com as questões sociais que observamos no filme.
Miséria, exploração, preconceito, aquisição indevida, violência, falta de recursos para as condições básicas de vida, dominação, são requisitos que tornam o país parecido com a que foi mostrado no filme.
De maneira menos intensa aque Gandhi exerceu, acontece no Brasil em forma de passeatas, greves, reinvindicações sindicais, buscando melhorias para os assuntos mais urgentes, porém, pouco foi feito para que essa melhora seja completa.
A falta de moradia, a precariedade da saúde pública, o desemprego, a miséria, a decadência da educação, a violência, as drogas, ainda são fatores agravantes em um país grande e com recursoscomo o Brasil.
A conclusão a que chegamos, é que o problema está relacionado á má administração, na ganância de nossos governantes que fecham os olhos para as questões sociais do seu povo.
A Constituição Federal de 1988, rege que são direitos previstos no artigo 6º da referida, o direito a educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, a alimentação, previdência social, proteção amaternidade e a infância, a assistência aos desamparados de uma forma geral.
Os direitos citados não são concretizados de maneira a favorecer a todos. Para afirmar que o Brasil é um país onde a cidadania é plena, seria necessário que esses direitos fossem executados e respeitados.
Entende-se por política social, as formas de intervenção e regulamentação do Estado nas expressões da questão social,...
tracking img