Politicas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
POBREZA E DESILGUALDADE SOCIAL: ALVO DAS POLITICAS SOCIAIS
EKZA TATIANE PALHARES DE ARAÚJO
(Formada em Refrigeração e Climatização pelo IFRN. Formanda em Atuariais- UFRN).
E-mail: ekza_tati@hotmail.com
Matricula: 2012971142

Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a realidade do Brasil: a desigualdade social que resulta na pobreza e miséria de muitos habitantes do país.Mostrando o perfil das pessoas carentes, sua localização geográfica, enfatizando onde há mais concentração desses casos que é o nordeste brasileiro e as causas que os levam a estarem classificados nessa classe. Sobretudo, destaca-se que as politicas sociais implantadas pelo governo são a “solução” para os indivíduos que se encontram nestas situações os quais dependem destes benefícios parasobreviver, e que diante essas politicas, são realizados estudos de cada caso para assim ser feita as aplicações das mesmas.
Palavras-Chave: Bolsa Família. Pobreza. Desigualdade Sociais.

Abstract
This paper aims to present the reality of Brazil: social inequality that results in poverty and misery of many inhabitants of the country. Showing the profile of needy people, emphasizing its geographicallocation where there is more concentration of these cases, northeastern Brazil and the causes which impel them to be classified in that class. Above all, it is emphasized that the social policies implemented by the government are the "solution" for individuals who find themselves in these situations which depend on these benefits to survive, and that before these policies are studies of each caseto be made so the applications thereof.
Keywords: Bolsa Familia. Poverty. Social Inequality.
NATAL - RN
DEZEMBRO - 2012

Introdução
O Brasil é um país rico em belezas naturais, o país tropical, do samba e do futebol que acena de fato muitos turistas. No entanto, nos debatemos com a realidade brasileira: A pobreza que é resultante de fatores econômicos, sociais, naturais, históricos epolíticos, que consequentemente nos trás um quadro extremo de pobreza e abrange atualmente por volta de 36 mil pessoas.
“Se de um lado da sociedade, da economia, que no ranking mundial promete modernidade e inovação, de outro, uma sociedade marcada por desigualdade e pobreza.” (VIANA, 2012). Entende-se por pobreza, quando as necessidades de uma pessoa não são atingidas de modo aceitável. Uma das formasde entender a pobreza consiste na concentração diferenciada de capitais entre os indivíduos, ou seja, enquanto há muitos em fartura, há muito mais pessoas passando por situações precárias. Dentre a população brasileira, 28 milhões recebem R$ 140,00 mensais, no qual o Ministério do Desenvolvimento Social classifica como pobre, e outros 16 milhões vivem com R$ 70,00 mensais. Estes estão classificadoscomo miseráveis e nesta linha representam 8% da população do país, segundo o Censo 2010.
A questão de uma pessoa está qualificada como pobre depende de vários fatores, sendo um deles a localização geográfica. O padrão de vida de cada região é diferenciado quando se refere a questões socioeconômicas. Para isso, tal fator é observado levando em consideração os pontos principais os quais os leva àpobreza em cada região. Para classificar uma família na linha da pobreza, deve ser calculada a renda per capita, que se dar através da soma da renda familiar e dividida pelo número de pessoas dependente dessa renda. Parâmetro adotado, “tendo em vista que pobreza deve ser entendida no âmbito da família, unidade solidária de consumo e rendimento, e não a partir da renda individual.” (ROCHA, 2006).Ponderando a concentração do número de pessoas que vivem nessa situação no país, temos que o norte e o nordeste são as regiões que retém o maior percentual de pobreza, sendo que mais da metade dos analisados como miseráveis ou extremamente pobres estão localizados no nordeste. Para ter uma ideia, “Em comparação ao número de habitantes, o Maranhão é o estado que tem mais pessoas em estado de...
tracking img