Politicas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Políticas Sociais e Serviço Social

Muitas vezes, tomamos conhecimento de movimentos nacionais e internacionais de luta contra a fome. Ficamos sabendo que, em outros países e no nosso, milhares depessoas, sobretudo crianças e velhos morrem de penúria e inanição. Sentimos piedade. Sentimos indignação diante de tamanha injustiça ( especialmente quando vemos o desperdício dos que não tem fome evivem na abundância). Sentimos responsabilidade. Movidos pela solidariedade, participamos de campanhas contra a fome. Nossos sentimentos e nossas ações exprimem nosso senso moral.
Quantas vezes,levados por algum impulso incontrolável ou por alguma emoção forte (medo, orgulho, ambição, vaidade, covardia), fazemos alguma coisa de que, depois, sentimos vergonha, remorso, culpa. Gostaríamos de voltaratrás no tempo e agir de modo diferente. Esses sentimentos também exprimem nosso senso moral.
O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutasmorais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência da ética.
É necessário urgentemente, uma política social para que o serviço social,aconteça, ou melhor se concretize de fato e de direito. O sujeito ético ou moral, isto é, a pessoa, só pode existir se preencher algumas condições:
• Deve ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capazde refletir e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos e iguais a ele.
• Ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências,sentimentos (para que estejam em conformidade com a consciência) e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis.
• Ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação,avaliar os efeitos e conseqüências dela sobre si e sobre os outros, assumi-las, bem como às suas conseqüências, respondendo por elas.
• E finalmente, ser livre, Isto é, ser capaz de oferecer-se...
tracking img