Politicas publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO DE PSICOLOGIA
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
PROFESSORA: LÚCIA HOLANDA

Trabalho sobre o capítulo 3 do texto:
Políticas Públicas e Assistência Social

Ravenna Marajó Freitas Lima
Alysson Ferreira de Oliveira
Anderson Ferreira de Oliveira

TURMA: E- 401

Fortaleza
2012
No texto “políticas públicas e modos de viver: a produção desentidos sobre a vulnerabilidade” de Sandra Djambolakdjian Torossian e Nelson Estamado Rivero, os autores:
Tratam da problematização dos sentidos produzidos em relação à vulnerabilidade e o risco. Tomam como campo de análise algumas ações de assistência, programas sociais e o desemprego como principais eixos desse capítulo.

1) Como eles definem a vulnerabilidade?
A vulnerabilidade social nãose define pelo índice de pobreza, mas se faz necessário olhar para a inclusão ou não da população em relação aos serviços e políticas públicas. A noção de vulnerabilidade apresenta-se cheia de significados que podem contribuir tanto para a manutenção da população num lugar de risco quanto para a construção de potência de vida, sendo necessário desconstruir sentidos cristalizados que apontam paraas condições de carência como condições de impossibilidade de vida.

2) Que importância eles atribuem ao desemprego como forma de vulnerabilidade?
A situação de desemprego é tratada como uma realidade produtora de condições de vulnerabilidade, pois além de ser uma situação de exclusão econômica, ela potencializa subjetivamente a criação de sujeitos culpabilizados pela sua sorte em relação aodesemprego.
Ao invés dessa situação promover a melhoria na qualificação profissional da população para saírem da classe de vulneráveis, ou seja, buscar estratégias de enfrentamento da situação de desemprego em conjunto com programas de assistência e práticas de ação social, visam apenas uma busca de retomar o lugar de empregado, não descontruindo o conceito de vulnerabilidade aplicada aodesemprego.

3) Sobre a construção dos sentidos e significados de vulnerabilidade, como os autores correlacionam com a pobreza?
A vulnerabilidade social é muitas vezes associada diretamente a condições de pobreza e miserabilidade e, assim, demonstrada através de índices socioeconômicos. A pobreza é, sem dúvida, um dos grandes pilares nos quais se assentam as diversas situações de vulnerabilidadesocial na sociedade capitalista, uma vez que produz a exclusão da população em relação a políticas e serviços públicos. Além disso, afeta diretamente a garantia de direitos e cidadania.
Para Castro e Abramovay (2002) a vulnerabilidade social pode ser compreendida ao serem analisadas as relações entre a disponibilidade de recursos materiais ou simbólicos e o acesso dos atores às oportunidadessociais econômicas e culturais que provêm do Estado, do mercado e da sociedade.
As autoras Traverso-Yepez e Pinheiro (2002) defendem a concepção de um olhar dinâmico e mutante sobre o conceito de pobreza, considerando-o não apenas a partir das condições materiais, mas também das características, recursos, habilidades e estratégias, individuais e grupais da população, para lidar com o sistema deoportunidades oferecido pela sociedade.
A partir dessas reflexões, a vulnerabilidade pode ser compreendida sempre em uma análise dos dados socioeconômicos e demográficos destacando os processos sociais.

4) No reordenamento da Política de Assistência Social, sobre a classificação dos serviços, o que propõe o SUAS? (Serviço Único da Assistência Social)
A classificação de Programas e Serviçosproposta pelo SUAS, tem como finalidade apresentar a organização do atendimento, propostas na lei, para as diferentes necessidades e situações da população.

5) Quais os Programas e Serviços da Assistência Social Nacional conforme o documento do MDS? (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome).
Dividem-se em dois níveis: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Os...
tracking img