Politicas publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÉ PROJETO
INTRODUÇÃO
O interesse deste pré projeto é desenvolver o mestrado na linha de pesquisa “Elaboração de Políticas Públicas: dinâmicas institucionais e configurações sociais”. O título poderia ser “Diagnóstico institucional: a utilização de ambiente virtual para a melhoria do ensino dos alunos do Ensino Médio”. O termo diagnóstico é de extrema necessidade, pois pretende-se pormeio de técnicas estatísticas, avaliar a qualidade do ensino para os alunos do Ensino Médio, através da utilização de um ambiente de ensino aprendizagem na internet, bem como demonstrar a necessidade do laboratório de informática esta em permanente condições de uso.
A hipótese é que o ensino aprendizagem não ocorre, somente com professores considerados ótimos ou com metodologias ditas inovadoras,se não levarmos em conta as ferramentas utilizadas, o ambiente a disposição e o envolvimento do aluno, no caso alunos do Ensino Médio, bem como as interações entre esses alunos, o ambiente (Laboratórios de Informática) e as ferramentas utilizadas, pois esta interação interfere no processo educacional.
O objetivo do projeto é identificar de que forma e com que intensidade um ambienteinformatizado pode propiciar uma melhor qualidade no processo ensino aprendizagem para que possamos demonstrarmos a importância do laboratório de informática. Para isso, propõe-se um ambiente de ensino aprendizagem no laboratório de informática. Como problema da pesquisa, busca-se verificar se o ambiente de ensino aprendizagem, no caso o laboratório de informática quando em manutenção permanente,possibilita um melhor desenvolvimento aos alunos, comparado com um grupo que não teve acesso ao ambiente informatizado.
Como mecanismos de verificação na melhoria do ensino serão utilizados questionários, os quais identificarão os domínios e a assimilação dos conteúdos. A análise dos dados da utilização do laboratório poderá indicar quais atitudes pessoais e de condutas para o ensino aprendizado bem comoa importância ou não do ambiente laboratorial.
PROBLEMÁTICA
Com o avanço da informática e as possibilidades que esta nos oferta, a Educação constatou a limitação e desatualização em que se encontrava devido ao grande número de informações e facilidades que a informática, através da internet apresenta, comprometendo até mesmo o aprendizado do aluno. Desta constatação nasceu o PROINFO(Programa de Nacional de Informática na Educação) e PROEM, conseqüente com o passar dos anos nasceu problema que se propõe a investigar: O Ambiente do Laboratório de Informática em manutenção permanente e em condições de uso possibilita um melhor desenvolvimento cognitivo dos alunos no Ensino Médio?
JUSTIFICATIVA
A preocupação com o sucateamento dos Laboratórios de Informática, tem nos levado arefletir quanto aos programas desenvolvidos pelo Governo, pois não basta implantar o programa, tem que se dar condições de viabilizar o mesmo. Contudo, poucos mecanismos são utilizados para verificar a manutenção, abrangência e a utilização desses programas, principalmente no que diz à melhoria do processo ensino aprendizagem.
Para implementar ações que possam propiciar uma melhor utilização eavaliação dos Laboratórios de Informática é necessário um embasamento em dados observáveis e quantificáveis, que permitam subsidiar programas da melhoria destes Laboratórios.
A análise dos dados do aprendizado do aluno poderá indicar a necessidade da manutenção e utilização destes Laboratórios bem como as condutas facilitadoras que deverão ser desenvolvidas para que estes espaços não se tornemobsoletos e marginalizado pela Comunidade Escolar, principalmente os alunos do Ensino Médio.
Os Laboratórios de Informática constituem-se em uma ferramenta quase que indispensável para a Educação nos dias de hoje. Com esse intuito, propõe-se desenvolver as algumas atividades no ambiente laboratorial, no qual possa atender os diferentes domínios que interferem na qualidade do desenvolvimento...
tracking img