Politicas publicas e indice de gini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de Politicas Publicas e Índice de GINI


O conceito de Politicas Públicas é discutido em todas as áreas do conhecimento, no entanto é no âmbito da Ciência Política que este ganha um grande destaque nas discussões teóricas como mostra SOUZA (2006 p. 45) em seu artigo “Políticas Públicas uma revisão da literatura”, mostra uma visão geral de como a política publica é vistapela academia; primeira como um equilíbrio no orçamento entre receita e despesa, segundo como uma nova visão do estado onde deixa de ser uma política keynesiana, para ser uma política restrita aos gastos, e terceira é a relação que existe entre os países desenvolvidos e os que iniciaram a sua caminhada democrática recentemente, de um modo particular os países da América Latina que ainda nãoconseguem administrar bem os seus recursos públicos e equacionar os bens em beneficio de sua população, de modo incluir os excluídos.
O conceito de políticas públicas aparece vinculado ao desenvolvimento do Estado capitalista e esse às relações de classe. No século XX, as políticas públicas são definidas como um mecanismo contraditório que visa à garantia da reprodução da força detrabalho. Tal aspecto da organização do Estado nas sociedades industriais, não traduz um equilíbrio nas relações entre o capital e o trabalho.
Segundo Belloni (2010 p.10) Politicas Publicas é definida como o conjunto de orientações e ações de um Governo com vistas ao alcance de um determinado objetivo, é a área intencional do Estado junto a sociedade. Assim por ser voltada para a sociedade eenvolver recursos sociais, toda politica publica deve ser sistematicamente avaliada do ponto de vista de sua relevância e adequação as necessidades sociais,alem de abordar os aspectos de eficiência, eficacia e efetividade das ações empreendidas, é a a que se desenvolve em esferas públicas da sociedade políticas dessa natureza não se restringem, portanto, apenas às políticas estatais ou degoverno, podendo abarcar, por exemplo, políticas de organizações privadas ou não governamentais de quaisquer tipo.







PNAE





O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), também conhecido como merenda escolar, é uma área importante de atuação visando promover a saúde e possibilitando construir novos conhecimentos. Por meio da distribuição de refeições durante ointervalo das atividades escolares, o PNAE visa suplementar a alimentação do aluno, melhorando suas condições nutricionais e sua capacidade de aprendizagem, além de formar bons hábitos alimentares. Considerado um dos maiores programas na área de alimentação escolar no mundo e é o único com atendimento universalizado.

Rever o papel desse Programa no ambiente escolar é um importante passopara dar um novo sentido às atividades sobre temas mais específicos da nutrição, visando integrar as atividades promotoras de saúde na escola. E assumindo as atividades promotoras de saúde, o Programa não pode permanecer alheio às demais atividades pedagógicas desenvolvidas na escola. Por meio de processos interativos, quando se compartilham diferentes estratégias desenvolvidas por professores,nutricionistas, merendeiras e demais funcionários da escola para o enfrentamento das rotinas ou das dificuldades cotidianas, constrói-se o ambiente.

Nas áreas da educação e da saúde, muitos consideram o PNAE apenas na sua dimensão assistencial, pois a ele atribuem o único objetivo de suplementação alimentar por meio de lanches ou pequenas refeições no intervalo das atividades escolares.Porém, isso obscurece suas possibilidades educativas e dificulta as atividades que permitiriam a produção de novos conhecimentos significativos no espaço da escola.

A necessidade de assegurar a boa alimentação à população tem levado os governantes a buscarem novas formas de execução de Políticas Sociais que possam garantir o direito à alimentação, quantitativa e qualitativamente...
tracking img