Politicas publicas para o idoso

Páginas: 12 (2849 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
INTRODUÇÃO4
DESENVOLVIMENTO5
CONCLUSÃO11
REFERÊNCIA12



















Compreender e explicar a dinâmica das relações sociais que, por sua vez são depositários de crenças, valores, atitudes e hábitos, requer conceber o processo investigativo em forma de espiral que iniciou com o desejo de compreender a situação social do idoso em suas múltiplasdimensões, identificando os problemas reais e potenciais, propondo ações factíveis de intervenção na realidade. O envelhecimento populacional é realidade em todo o mundo, e o aspecto socioeconômico das famílias brasileiras tem aumentado a exigência delas desenvolverem complexas estratégias de relações entre membros para sobreviverem no contexto do envelhecimento populacional inúmeros fatores seinter-relacionam entre eles o de maior relevância que são aqueles ligados a previdência social e saúde os quais constituem desafios para o governo, setores produtivos e famílias. Assim, a constituição federal estipula que um dos objetivos fundamentais da republica é o de promover o bem de todos, sem preconceito ou descriminação em face de idade do cidadão, bem como de origem, raça, sexo, cor e qualqueroutra formas de descriminação (art. 3°, inciso IV)
A aposentadoria, apesar de ter como proposição a garantia de direitos e de inclusão social do idoso na sociedade democrática brasileira, seus valores do ponto de vista econômico, não permite o atendimento satisfatório das suas necessidades de sobrevivência, a partir do conhecimento do conceito de envelhecimento é possível estabelecer asdiferenciações clássicas: envelhecimento e velhice. O envelhecimento é inexorável é um processo que se inscreve no tempo do nascimento a morte, é um fenômeno que percorre toda á historia da humanidade, mas apresente característica diferenciada de acordo com a cultura, com o tempo e o espaço. A proteção ao idoso entre a sociedade tem assunto constitucional. A constituição federal, logo no art.1° declaraque são princípios fundamentais da Republica Federal do Brasil, a cidadania e a dignidade humana (incisos I e II). Os assistentes sociais são profissional responsável direto e indiretamente, pela realização do cuidado a saúde e com qualidade, sendo, portanto, agente viabilizador da efetivação das políticas publica de saúde dirigida as pessoas idosas.

É fundamental, o engajamento de toda asociedade, com vistas à transformação da realidade dos idosos e humanização das relações entre viver e envelhecer.
São cada vez mais estudados e conhecidos os fatores da velhice e nos permitem entende-lo em sua cumplicidade e magnitude, merecendo ainda maior atenção daqueles que dedicam suas atividades profissionais em prol da promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso. Daí o grandedesafio da equipe de saúde passa a ser a construção do cuidado integral, integrado e cidadão com a pessoa idosa. Ha necessidade de desmistificar e elaborar novos conceitos acerca do idoso, ancorados na moderna ciência do envelhecimento para a construção de condições socioculturais propicia para uma velhice digna e prazerosa, são os novos desafios que requerem uma maior atuação dos governantes naformulação e execução de políticas publicas que deem conta desta realidade a fim de favorecer o efetivo cumprimento das diretrizes estabelecidas no estatuto do idoso.
A realidade populacional no país demonstra que não há outro caminho, senão o investimento articulado em programas de atenção aos idosos, para transforma a realidade e humanizar as relações e para que o estatuto do idoso seja,realmente, uma ferramenta de mudança social, é necessário adota-o no cotidiano, com melhor tratamento para com o cidadão e aos idosos, o estatuto regulamenta os direitos e define as medidas de proteção para com esta população, e o profissional da saúde conhecedor da realidade social desse extrato populacional, dos recursos disponíveis, deve estar preparado para reconhecer no idoso a potencialidade para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politicas Públicas relacionada ao idoso
  • Politicas Publicas de Proteção ao Idoso
  • POLITICA PÚBLICA DE PROTEÇÃO AO IDOSO
  • Politicas publicas para o idoso
  • Políticas Públicas idoso
  • Politicas públicas
  • Politicas Publicas do idoso em Portugal
  • Politicas publicas direcionadas ao idosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!