Politicas publicas para o idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 154 (38375 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IDOSOS: A realidade das instituições de longa permanência no Distrito Federal

Cláudia Regina Vieira Lima

2011

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Cláudia Regina Vieira Lima

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IDOSOS: A Realidade das Instituições de Longa Permanência no Distrito Federal

Brasília 2011 Cláudia Regina Vieira Lima

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IDOSOS: A Realidade das Instituições de Longa Permanência para Idosos no Distrito Federal

Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados/Cefor como parte da avaliação do Curso de Especialização em Legislativo e Políticas Públicas.

Orientadora: RalcileneSantiago da Frota

Brasília 2011

Autorização

Autorizo a divulgação do texto completo no sítio da Câmara dos Deputados e a reprodução total ou parcial, exclusivamente, para fins acadêmicos e científicos. Assinatura: __________________________________ Data: 26/01/2011

Lima, Cláudia Regina Vieira. Políticas públicas para idosos [manuscrito]: a realidade das Instituições de Longa Permanência paraIdosos no Distrito Federal / Cláudia Regina Vieira Lima. – 2011. 120 f. Orientador: Ralcilene Santiago da Frota. Impresso por computador. Monografia (especialização) -- Curso em Legislativo e Políticas Públicas, Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), 2011. 1. Assistência à velhice, Distrito Federal (Brasil). 2. Idoso, proteção, Brasil. 3. Política social,Brasil. I. Título. CDU 364.65-053.9(817.4) 2. CDU 364.65-053.9(817.4)

CDU 364.65-053.9(817.4)

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA IDOSOS: A Realidade das Instituições de Longa Permanência para Idosos no Distrito Federal

Monografia – Curso de Especialização em Legislativo e Políticas Públicas 1º Semestre de 2011

Cláudia Regina Vieira Lima

Banca Examinadora:__________________________________________ Ralcilene Santiago da Frota

___________________________________________ Nivaldo Adão Ferreira Júnior

Brasília, 26 de janeiro de 2011

Dedico este trabalho:

À minha mãe Cleres Vieira Lima, que me incutiu desde a infância o desejo pelo conhecimento. Ao meu pai Omar Sousa Lima, exemplo de autodidata em minha vida. Ao meu marido Luiz Francisco, amor, amigo e incentivador há 18anos. Aos meus filhos: Letícia, Alice, Luísa e Lucas, por fazerem válida a minha existência. Aos meus irmãos: Soraia, Gislene, Omar, Gisele, Paulla e Flor, por sempre acreditarem na minha capacidade de ir além. Aos longevos que marcaram a minha vida: Joana Lima (avó paterna, in memoriam), Filomena Lima (tia-avó, in memoriam), João Confessor Vieira (avô materno, in memoriam), Maria José Vieira (avómaterna) e Maria Marques (sogra).

Agradecimentos:

À Jesus Cristo, autor e consumador da minha fé. Aos meus colegas e professores do Curso de Legislativo e Políticas Públicas, pela união vigente durante todo o processo. À minha orientadora, Professora Ralcilene Santiago da Frota, pela leveza, alegria e responsabilidade acadêmica com que conduziu a orientação deste trabalho. À minha queridaamiga Helena Santos Rocha, por suas orações, que me fortaleceram e me deram a certeza da vitória. À Diretora da Coordenação de Inativos e Pensionistas, Cristina Cascaes Sabino, com quem tenho o prazer de trabalhar, pelo incentivo e liberação do horário de trabalho. Aos meus colegas da COIPE, em especial os da Seção de Manutenção e Acompanhamento de Pensões, por acreditarem e me apoiarem nestaempreitada.

“Com o passar dos anos, as árvores tornam-se mais fortes e os rios, mais largos. De igual modo, com a idade, os seres humanos adquirem uma profundidade e amplitude incomensurável de experiência e sabedoria. É por isso que os idosos deveriam ser não só respeitados e reverenciados, mas também utilizados como o rico recurso que constituem para a sociedade”.
(Kofi Annan)

Resumo
O...
tracking img