Politicas publicas direcionadas ao idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O número de idosos (60 anos e mais de idade) chega a 14,5 milhões passando a representar 9,1% da população brasileira, enquanto no início da década somavam 11,4 milhões, isto é, 7,9% do total. Apesardo processo de envelhecimento recente, a população brasileira pode ser considerada uma das maiores do mundo, superior a da França, Itália e Reino Unido. Daqui a 25 anos esta população de idosos noBrasil poderá ser superior a 30 milhões.
O alto custo de vida dos cidadãos de terceira idade é conseqüência direta da falta de políticas públicas para a população idosa. Enquanto em outros países domundo o envelhecimento vem sendo tratado como prioridade para se alcançar a qualidade de vida. No Brasil os idosos ainda sofrem os efeitos da falta de políticas de atendimento, que atendam asnecessidades básicas dos idosos, vulnerabilizados pelo próprio ciclo de uma vida digna, com alimentação, moradia, lazer, transportes, prevenção e tratamento da saúde, acesso aos benefícios dos quais nuncaforam incluídos socialmente.
O crescimento da população idosa brasileira tem provocado alterações profundas na sociedade. Este impacto já é sentido na economia, no mercado de trabalho, nas relaçõesfamiliares e no sistema de saúde. E, na medida em que o país continua na sua transição demográfica, o impacto deverá ser ainda maior no futuro, sendo que a pirâmide populacional modifica gradativamente,pressupondo que há necessidade de criação de políticas sociais que preparem a sociedade para essa nova realidade do sistema público de atendimento.
A questão social no Brasil vem sendo marcada ao longoda história, por inúmeras transformações provocadas no mundo do trabalho, do Estado e da Previdência no sistema de proteção social, que têm ocasionado à perda de garantia de direitos sociais demilhões de brasileiros e dentre os quais os idosos, segmento que ainda permanece à margem das políticas.
É evidente, que a política para valorização do idoso está ainda muito longe de ser efetivada. A...
tracking img