Politicas educacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UFT
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO PEDAGÓGICA
PROF.ª MARIA EUNICE
TURMA: 5 – PALMAS - A
POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE REFORÇAM A GARANTIA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

Maria de Fátima Lopes da Costa

O presente texto, procura tecer algumas considerações do artigo de CarlosRoberto Jamil Cury “O DIREITO À EDUCAÇÃO”: Um campo de atuação do gestor educacional na escola. Esta atividade teve como objetivo escrever um texto dissertativo, apontando as políticas educacionais que foram estabelecidas nas últimas décadas e que reforçam a garantia de uma educação de qualidade em nosso país.
A metodologia utilizada para fundamentar e orientar a elaboração do texto constituiu-sebasicamente de leitura e reflexões do artigo, disponibilizado na biblioteca da sala ambiente, além de análise, discussão e participação no fórum.
Partindo desse princípio, as políticas educacionais abrangem elementos relacionados à ampliação de acesso da população brasileira à educação escolarizada em todos os níveis, desde a creche até a pós-graduação, e à sua permanência no sistema de ensino comrelevante incremento de suas potencialidades de sucesso no desempenho escolar, o que abrange, concluir os cursos no tempo previsto, eliminando a defasagem idade-série e elevar o nível de aprendizagem dos estudantes, possibilitando-lhes melhores e maiores oportunidades de engajamento no mundo do trabalho, na vida social e, por decorrência, maior auto-estima e autonomia intelectual, levando-os a setornarem cidadãos capazes de cuidar de si, de sua família e contribuir para o bem-estar coletivo da sociedade, além de visar à melhoria do desempenho escolar, de modo a garantir educação de qualidade para todos.
Sendo assim, as políticas educacionais orientam a melhoria da qualidade da educação a partir dos princípios da autonomia, da colaboração, da participação, da igualdade de oportunidades eda inclusão social. De acordo com o MEC a formulação das políticas educacionais, em consonância com os ideais de participação democrática dos cidadãos, é realizada com a escuta e colaboração dos sistemas de ensino, em parceria com órgãos governamentais, organizações não-governamentais e organismos internacionais
Diante disso, a educação escolar é uma dimensão fundante da cidadania e talprincípio é indispensável para a participação de todos nos espaços sociais e políticos e para (re) inserção qualificada no mundo profissional do trabalho. Por isso, as políticas educacionais que foram estabelecidas nas últimas décadas e que reforçam a garantia de uma educação de qualidade em nosso país, começam com o art. 205 de nossa Constituição Federal de 1988 onde deixa claro que a educação, direito detodos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Por essa razão, a educação escolar é um bem público de caráter próprio por implicar a cidadania e seu exercício consciente, por qualificar para o mundo de trabalho, por sergratuita e obrigatória no ensino fundamental, por ser gratuita e progressivamente obrigatória no ensino médio, por ser também dever do Estado na educação infantil. Esse bem público, capaz de ser como serviço público, aberto, sob condições, à iniciativa privada, é no âmbito público cercado de proteção como, por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação eos pareceres e resoluções dos Conselhos de Educação.
Dessa forma, declarar e assegurar, sob esse enfoque, resulta na necessária cobrança de quem de direito (dever) e na indispensável assunção de responsabilidades por quem de dever (direito) em especial quando ele não é respeitado, para isto, a nossa Constituição põe como princípio do ensino a garantia de um padrão de qualidade (art. 206, VII),...
tracking img