Politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Política Social, Educação e Cidadania (Estado e Políticas Públicas)
Política Social, Educação e Cidadania
(Resenha)
Bibliografia: Demo, Pedro. Política Social, Educação e Cidadania.Campinas, SP.:Papirus, 1994.
Pedro Demo, sociólogo brasileiro natural de Santa Catarina, nos vem por meio deste trabalho notável demonstrar as relações intrínsecas existentes nos três campos derealidade citadas no título da mesma obra. Pecando somente no português pernóstico, característica tipicamente acadêmica, o autor apresenta um horizonte de mudanças no “social”, por meio de atitudesrealistas, de cunho reformista, utilizando-se de reformas estruturais à sociedade geral e de paliativos conjunturais à sociedade em emergência.
Basicamente, política social é toda ação com oobjetivo de “tocar as desigualdades ou desconcentrar renda e poder”. (p. 10) Tais ações nem sempre são estatais, embora quase sempre o estado ‘meta a pata’. — pp. 20, 21.
É necessáriorefletir melhor sobre isso. O que significa “tocar as desigualdades”, de acordo com o autor? Isso não implica apenas o fator econômico, como se as verdadeiras políticas sociais tivessem como objetivo únicoapenas “dar esmolas” ou “ajudar os pobres”. O próprio autor subdivide o conceito de pobreza usual em “pobreza de espírito” (um equivalente à alienação) e a pobreza socioeconômica (a da precariedadematerial). Devido a tal subdivisão para sistematização, três formas de políticas sociais são então criadas para os dois tipos de pobrezas: as políticas assistenciais e socioeconômicas para a pobrezasocioeconômica e as políticas participativas para a “pobreza de espírito”.
As políticas assistenciais são basicamente os “quebra-galhos” (p. 31) que o governo, por obrigação, deve garantir àscamadas populacionais sem possibilidade de sobrevivência. Entram por prioridade nesse grupo as crianças, idosos e deficientes. No entanto, políticas assistenciais também são direcionadas a vítimas...
tracking img