Tipicidade e terroir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos últimos anos os consumidores de vinhos finos têm ouvido com freqüência os termos “vinho típico” e “vinho com terroir”, que são replicados a esmo por “especialistas”, comerciantes, marketeiros,enógrafos, enólogos, sommelieres, enfim pelos mais variados personagens do mundo do vinho.
Mas o que traz de bom para o consumidor um vinho ser típico ou de terroir?
Iniciemos pela tipicidade; segundoo dicionário da língua portuguesa, típico é aquilo que serve de tipo, que é característico, simbólico, alegórico e emblemático. Partindo da definição fornecida por Aurélio, podemos afirmar que quandoescutamos que um vinho é típico de determinado lugar é porque este vinho é dali característico, ou seja, expressa em maior ou menor grau as qualidades e defeitos que ocorrem naquela região.
Só isso?Não. Também é um símbolo, um motivo de orgulho para o povo desta região; uma alegoria que enfeita as vitrines, casas e principalmente as mesas mais bem servidas; sendo, além disso, um emblema, queestá sempre pronto a abrir portas para seu portador.
Assim, as videiras do grupo das “vidure” (Cabernet´s, merlot, petit verdot, tannat, carmenère, etc) cresceram pela região de Bordeaux na França econquistaram o gosto e o carinho de seus habitantes, tornando-se o emblema desta região.
As uvas autóctones portuguesas como Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Cão, Malvasia, Gouveio, etc., quandotiveram seu vinho adicionado de álcool vínico conquistaram o exigente mercado inglês do século XVIII e propiciaram o desenvolvimento da região vitícola do Alto Douro, tornando-se símbolo de todo umpaís.
Desta mesma forma e de também de outros modos é possível citar vários vinhos que se tornaram elementos da tipicidade de uma região o Chianti, Barolo, champagne, Bourgogna, Asti, Cava, Rioja,Tannat uruguaio, Malbec argentino, Pinotage sul-africano, o espumante da Serra Gaúcha, o Moscato de Farroupilha, etc...
Na região de Urussanga, a uva Goethe logo depois de introduzida foi conquistando...
tracking img