Politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICA
Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados.A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (políticaem geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já eradefinida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".[2] O termo política éderivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade,coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

POLÍTICA NA ANTIGUIDADE
Os conflitos pelodomínio das melhores terras férteis deram origem no Egito aos nomos:grupos familiares que lutavam e plantavam nas margens do rio Nilo.O chefe político era chamado nomarca,que dirige também os cultosreligiosos.A historia começou quando os nomos mais fortes tentaram submeter os mais fracos ;no final de inúmeras lutas formaram-se dois reinos:ao Sul o Alto - Egito e ao Norte o Baixo - Egito.Por volta de3200 a.C.


POLÍTICA MEDIEVAL

Prevaleceu na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidadee ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias...
tracking img