Politica fiscal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
• Política Fiscal
Basicamente, a forma de articular uma política fiscal dá-se através da efetiva arrecadação de impostos, aplicando seus recursos da forma mais racional e eficaz possível. Isso equivale a uma interferência também no setor tributário, modificando as despesas do setor privado. Uma maior arrecadação de impostos irá influenciar diretamente a disponibilidade de moeda no mercado,provocando uma redução de recursos que particulares poderão destinar ao consumo e à poupança. Assim, quanto maior a carga de impostos ditada pela política fiscal do governo, haverá menor renda disponível para a população em geral, inibindo o consumo. Esta é uma das armas disponíveis aos governos para controlarem a taxa de inflação, pois tem como objetivo atingir a demanda. Se o objetivo é reduzir ataxa de inflação, as medidas fiscais empregadas são a reduções dos gastos da coletividade ou o aumento da carga tributária, o que inibe o consumo. Porém, se a meta é o crescimento do emprego, aumentam-se os gastos públicos e diminuem-se os tributos, elevando assim a demanda. Se o objetivo a atingir é a melhor distribuição da renda, então os recursos utilizados devem se dar em benefício dos menosfavorecidos. O governo passa, então, a gastar em regiões mais atrasadas, impor impostos progressivos, ou seja, quanto maior o nível de renda, maior a proporção paga do imposto em relação à renda, etc.
Fatos reais:

Governo aumenta imposto sobre veículos importados

No Brasil, o governo subiu um imposto e os carros importados devem ficar mais caros: aumento de até 28%. Para tentar segurar ainvasão asiática e, segundo Guido Mantega, ministro da Fazenda, proteger a indústria brasileira. A medida atinge veículos que não usar, pelo menos, 65% de peças nacionais. Para quem planeja comprar carro ou caminhão importado, a notícia não é animadora. Eles devem ficar entre 25% e 27% mais caros. É que o governo aumentou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos, mas só dos que têmmenos de 65% de peças nacionais. O argumento: é preciso defender a indústria nacional da invasão dos importados.
“Não estamos impedindo importação. Estamos criando condições para que carros do Brasil sejam competitivos”, declarou o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante.
http://g1.globo.com/economia
Resumo
- Atitudes como essa em aumentarem impostos sobre os carros importadosmostra a preocuparão do governo em recolocar o mercado nacional em alta, pois com o passar do tempo vinha perdendo espaço para marcas importadas. Isso reflete positivamente às montadoras nacionais que podem trabalhar sobre indicadores de um aumento de vendas bom para as montadoras bom pra quem depende delas tambem como os seus colaboradores.
Essa atitude pode tambem ser vistas em outras áreas da nossaeconomia mas não com uma visão positiva pois quando se aumenta imposto a tendência é baixa saída de produtos causando a diminuição na produção e fazendo com que as empresas deixem de contratar e até mesmo demitindo parte de seus funcionários como já vimos nas próprias montadoras quando teve tal aumento em nossa frota nacional. Em resumo a Política fiscal é administração das receitas e despesasdo governo Se a receita é maior que a despesa, tem superávit orçamental. No inverso temos déficit orçamental. Tal política afeta o nível de demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para consumo e poupança. Tal prática pode ser expansionista ou restritiva. Em uma política fiscal restritiva temos diminuição dos gastos públicos e elevação do impostos com objetivo dereduzir a demanda agregada e o consumo privado. Numa política fiscal expansionista, temos aumento nos gastos públicos e corte nos impostos, com o objetivo aumentar a demanda agregada e o consumo privado.
• Política de rendas
É um conjunto de medidas visando à redistribuição de renda e justiça social. É um dos instrumentos da política econômica governamental, juntamente com a política...
tracking img