Politica fiscal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DO SUL DA BAHIA-FASB
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DAIANE LIMA
GILLIANE ALVES
LEIDIANE FARIAS
NAYANE MEDEIROS
SIMONE SANTOS
SIMONE FRANÇA
VIVIAN DONATELI
WANDERSON LACERDA

POLÍTICA FISCAL

TEIXEIRA DE FREITAS
2012

DAIANE LIMA
GILLIANE ALVES
LEIDIANE FARIAS
NAYANE MEDEIROS
SIMONE SANTOS
SIMONE FRANÇA
VIVIAN DONATELI
WANDERSON LACERDA

POLÍTICA FISCAL

Trabalhosobre Política Fiscal, do 4° Período do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade do Sul da Bahia, como requisito parcial para obtenção de nota do 2º. Bimestre da Disciplina:Economiasob orientação da Professora:Stefânia.

TEIXEIRA DE FREITAS
2012
INTRODUÇÃO

A política fiscal trata se do que o governo arrecada os tributos gastos com projetos e programas públicos, ou seja, a definição decomo será feita a sua distribuição de receitas e despesas.

Este tipo de política ocorre de forma expansionista e contracionista para que possa controlar as flutuações indesejadas dos produtos em curto prazo e no excesso no caso de retração do consumo, investimentos sem razões estruturais haja vista que é a principal forma de tratar a reduções e aumentos de gastos, impostos e transferências desetores privados.

A Expansionista com a finalidade de gerar um aumento da despesa pública ou redução de impostos, e a contracionista com o objetivo de uma redução de gastos governamentais público ou aumento os impostos, ou ainda uma combinação de ambos.

A política fiscal brasileira consiste na organização orçamentária do governo federal, momento em que são definidas as fontes de arrecadação eos gastos públicos para um determinado período. As determinações da política fiscal do país influenciam diretamente nas suas atividades econômicas, crescimento e  taxa de desemprego.






POLÍTICA FISCAL
Refere-se ao que o Governo arrecada os tributos e o que o Governo gasta que são os investimentos e gastos públicos. São as decisões do Governo sobre como e quanto irá arrecadar emtributos, impostos, taxas e contribuições, quanto e de que forma gastar os recursos arrecadados e a forma que fará a distribuição das transferências que são as parcelas das Receitas Federais arrecadadas pela União que são repassadas aos Estados, ao Distrito e aos Municípios.

Um dos componentes da demanda são as compras de bens e serviços pelo Governo e o impostos que afetam a renda disponívelpara consumo e poupança, é umas das principais políticas do Governo.

POLITICA FISCAL EXPANSIONISTA X CONTRACIONISTA
O Governo faz política expansionista e contracionista para evitar flutuações indesejadas dos produtos de curto prazo. Entretanto, no longo prazo, essas políticas não têm efeitos, já que o produto é determinado por outros fatores, como avanço do capital humano, físico e pelodesenvolvimento tecnológico.
Quando países passam por crises de falta de demanda agregada, ou seja, passam por uma súbita retração do consumo, investimento, sem haver razões estruturais é positivo, do ponto de vista social, evitar que haja excesso de capacidade instalada e, neste sentido, o governo deve efetuar políticas expansionistas, como aconteceu na atual crise. A expansão fiscal pode serfinanciada basicamente por 2 formas: emissão monetária ou emissão de títulos do governo. Muitos países da América Latina, entre eles o Brasil, financiaram-se pelo primeiro instrumento ao longo das décadas de 1970, 1980 e parte de 1990.
O problema gerado por este expediente é que ele causa inflação no longo prazo. Atualmente, os Bancos Centrais tem em relação ao governo e seu objetivo é controlar osníveis de preço. Portanto, os governos perderam, na grande maioria, o poder de usar esta forma de financiamento.
A segunda forma implica em endividamento público. Isso tem como conseqüência certas limitações sobre a capacidade de endividamento dos governos. A dívida pode ser interna ou externa. No segundo caso, fica atrelada a flutuações da moeda externa. Em momentos de estresse financeiro, os...
tracking img