Tarsila do amaral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tarsila do Amaral
Nascida em Capivari, 1 de setembro de 1886 e falescida em São Paulo, 17 de janeiro de 1973. Foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pinturabrasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Começou a aprenderpintura em 1917, com Pedro Alexandrino Borges. Mais tarde, estuda com o alemão George Fischer Elpons. Em 1920, viaja a Paris e frequenta a Academia Julian, onde desenhava nus e modelos vivosintensamente. Também estudou na Academia de Emile Renard.
Apesar de ter tido contato com as novas tendências e vanguardas, Tarsila somente aderiu às ideias modernistas ao voltar ao Brasil, em 1922. Numaconfeitaria paulistana, foi apresentada por Anita Malfatti aos modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Esses novos amigos passaram a frequentar seu atelier, formando oGrupo dos Cinco (Arte Moderna Brasileira)Grupo dos Cinco.
Em janeiro de 1923, na Europa , Tarsila se uniu a Oswald de Andrade e o casal viajou por Portugal e Espanha. De volta a Paris, estudoucom os artistas cubistas: frequentou a Academia de Lhote, conheceu Pablo Picasso e tornou-se amiga do pintor Fernand Léger, visitando a academia desse mestre do cubismo, de quem Tarsila conservou,principalmente, a técnica lisa de pintura e certa influência do modelado legeriano.




Características de suas obras

- Uso de cores vivas
- Influência do cubismo (uso de formasgeométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)









Releitura da obra: A LUA (Tarsila doAmaral).

A obra nos mostra, uma figura humana que está solitária, contemplando o espetáculo da imensidão ao seu redor, iluminada pela lua.
A paisagem é confusa, e a figura se confunde...
tracking img