Alcoolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
15. de Janeiro de 2009

Índice

1. Nota introdutória 2
2. Perspectiva teórica 5
3. Políticas Sociais Enquadradoras 10
4. Breve contextualização territorial 13
5. Metodologias 15
6. Reflexões individuais 17
7. Bibliografia 24

Nota introdutória

O comportamento de repetição obedece a dois mecanismos básicos não patológicos: o reforço positivo e o reforço negativo. Oreforço positivo refere-se ao comportamento de busca do prazer: quando algo é agradável a pessoa busca os mesmos estímulos para obter a mesma satisfação. O reforço negativo refere-se ao comportamento de evitação, de dor ou desprazer. Quando algo é desagradável a pessoa procura os mesmos meios para evitar a dor ou desprazer, causados numa dada circunstância. A fixação de uma pessoa no comportamentode busca do álcool obedece a esses dois mecanismos acima apresentados. No começo a busca é pelo prazer que a bebida proporciona. Depois de um período, quando a pessoa não alcança mais o prazer anteriormente obtido, não consegue mais parar porque sempre que isso é tentado surgem os sintomas desagradáveis da abstinência, e para evitá-los a pessoa mantém o uso do álcool.

O alcoolismo é umadependência, e traduz-se nessa repetição, é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as consequências decorrentes dessa mesma ingestão, trata-se de um problema social bastante visível na nossa sociedade e é um fenómeno actual. Daí a escolha do tema do “Alcoolismo”. O interesse pelo tema é unânime a todo o grupo, uma vez que os alcoólicos também fazem parteda sociedade, mas são excluídos desta.

O tema está relacionado com o Serviço Social na medida em que implica um conhecimento sobre o Homem e sobre a Sociedade.

Segundo o autor M. Moix, temos de conhecer as pessoas, as suas necessidades, a problemática e o meio onde elas estão inseridas. E a escolha deste tema tinha o objectivo de conhecer melhor para futuramente poder intervir de uma formaobjectiva sem a intervenção do senso comum.

É neste sentido que a observação contribuiu para a compreensão do fenómeno. A observação permitiu-nos quebrar as nossas perspectivas do senso comum, para conseguir entender as razões e chegar mais perto da “perspectiva do observado”, entender a sua visão do mundo. A observação também nos permitiu esclarecer os objectivos da investigação, produzirnovos conhecimentos relativos ao objecto de análise. Conhecer melhor o objecto de análise permite-nos futuramente uma melhor intervenção, transformar prática e influenciar medidas de política.

Na nossa observação consideramos alguns aspectos tais como o contexto, o sistema de registo e as unidades de observação. Tivemos necessidade de delimitar o objecto de estudo através da questão orientadorapara evitar fontes de erro, preconceitos, interferências e distorções.

A nossa questão orientadora teve como objectivo, orientar-nos para fazer a observação. A elaboração da questão foi demorada e bastante cuidadosa porque iria delimitar as variáveis a observar. “A interacção entre os alcoólicos” foi definida como o nosso conceito orientador. Durante a observação, sabíamos que tínhamos deobservar apenas esta interacção, e todas as outras variáveis possíveis de observar tinham de ser esquecidas. A elaboração da questão orientadora permitiu-nos seleccionar a informação captada na hora da observação.

Este trabalho está divido em sete partes.

A primeira parte do trabalho é constituída por esta mesma nota introdutória, que nos dá informação sobre a escolha do tema, e informaçãodo tema em si. Nesta nota introdutória referimos quais são os contributos da observação para a compreensão do fenómeno. Referimos também, qual foi a nossa dúvida orientadora para a investigação.

A segunda parte do trabalho é uma perspectiva teórica, nesse ponto do trabalho tentamos ser claras e objectivas em relação as ideias dos autores. Tentamos organizar o texto de modo a explicar...
tracking img