Politica educacional brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA PÓS-1988: EJA E ECA



Introdução
A Política Educacional pertence ao grupo de Políticas Públicas sociais do país. Este instrumento de implementação dosmovimentos e referenciais educacionais se faz presente através da Legislação Educacional.
No decorrer dos anos, no Brasil a Política Educacional fora definida de formas diferentes, por serum elemento de normatização do Estado e que envolve interesses políticos diversos, no entanto, a Política Educacional de um país deve ser guiada pelo povo, respeitando o direito de cada indivíduo eassegurando o bem comum.
A seguir estarei apresentando idéias sobre as políticas na educação de jovens e adultos e sobre o direito à educação dos cidadãos.

1 Políticas Públicas deeducação de jovens e adultos no Brasil pós-1988
No texto apresentado, busca-se subsídios para a compreensão do ensino para jovens e adultos na perspectiva das políticas públicas nacionais. Estestipos de ensino procuram atingir e dar suporte aos adolescentes e adultos no que diz respeito à obtenção da escolarização regular para estes, no qual não teve acesso a escolarização no tempo e na idadeconsiderados próprios.
O ensino do Eja elabora sua carga horária de acordo com o tipo de necessidade encontrada nos alunos, o que acarreta em uma grande flexibilidade curricular.A Constituição Federal, aprovada em 1988 (BRASIL, 2002), ampliou o atendimento aos jovens e aos adultos ao considerar como dever do Estado a oferta do Ensino Fundamental obrigatório egratuito, inclusive para aqueles que não tiveram acesso ao mesmo na idade apropriada. (Chilante & Noma, 2010, p. 155)

Desse modo, a educação para jovens a adultos passou a ser tratada comointegração da Educação Básica oferecida de forma gratuita, tendo como foco e base repor a escolaridade não realizada na infância e adolescência, sendo fases entendidas, como próprias e adequadas...
tracking img