Policaprolactona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
POLICAPROLACTONA: POLIMERIZAÇÃO, PRINCIPAIS PROPRIEDADES E PRINCIPAIS APLICAÇÕES. Guilherme Schier, (guilherme_schier@hotmail.com)¹ Jerlian C. de Sena, (jerlian@gmail.com) Rodrigo Michalak, (rmichalak@weg.net)

Resumo. Os biomateriais têm sido amplamente investigados para aplicações terapêuticas como suturas cirúrgicas, fraturas ósseas, sistemas de distribuição de medicamentos, bem como paraengenharia de tecidos. Dentro destes biomateriais encontrase o policaprolactona (PCL), muito utilizado como suporte, scaffold, de remédios (drogas) e células de reconstrução. O PCL é biodegradável, bioreabsorvível e biocompatível, o que lhe permite grande aplicação medicinal. Este biomaterial tem caráter hidrofóbico, baixa viscosidade e auxilia no processamento de outros polímeros quando em formatocomposto ou de blenda. Sua aplicação é simples e eficiente favorecendo a sua utilização frente a PGA ou PDLA, ainda que a degradação lenta seja uma propriedade do PCL. Palavras-chave: Biomateriais, Policaprolactona, Propriedades, Aplicações. 1. INTRODUÇÃO

Com o intenso desenvolvimento dos biomateriais e, consequentemente, das técnicas, das atuais aplicações e das futuras aplicações destes,gerou-se um termo que compartilha ainda mais o uso dos biomateriais para a área da medicina. Este termo é conhecido como engenharia tecidual que pode ser definido como "a aplicação dos princípios e métodos da engenharia e ciências da vida visando o entendimento fundamental das correlações envolvendo estrutura e função em tecidos mamíferos normais ou patologicamente afetados e desenvolvimento desubstitutos biológicos para restaurar, manter ou melhorar as funções tissulares". [1] De forma geral o objetivo da engenharia tecidual é a utilização de células para o crescimento de tecidos, guiada por uma estrutura tridimensional denominada suporte poroso, ou seja, o biomaterial é utilizado como estrutura tridimensional com características e propriedades capazes de guiar e controlar a proliferaçãocelular dentro do tecido a ser reparado. A maioria destes suportes são produzidos com materiais biodegradáveis e bioreabsorvíveis para que após a implantação do conjunto célula/suporte não haja a necessidade de uma intervenção cirúrgica para a retirada do material suporte. [2] Este suporte celular, também conhecido como scaffold, tem como principal objetivo mimetizar ao máximo todos os aspectos epropriedades do tecido e estrutura base para que ocorram adesão e proliferação celular, e logo, crescimento e reconstrução do tecido lesado tendo como base o biomaterial/scaffold. [3] Para que esses suportes fossem eficientes era necessário a caracterização de biomateriais biodegradáveis, bioreabsorvíveis e biocompatíveis. Para este cenário, surgiu o polímero termoplástico policaprolactona (PCL), quetem sua primeira aparição datada de 1930, sintetizada pelo grupo Carothers. O PCL é obtido através da abertura de anel de ε-caprolactona apresentado na figura 1 e 2.

¹ Graduandos em Engenharia de Plásticos no Instituto Superior Tupy

2

Figura 1. Estrutura química do ε-caprolactona.

Figura 2. Polimerização - Poli(caprola Poli(caprolactona). [4]

A síntese deste polímero pode serfeita com catalisadores aniônicos, catiônicos ou de radical livre. Estes catalisadores geram resultados diferentes de peso molecular, distribuição do peso molecular e estrutura química do grupo de copolímeros. Um exemplo de catalisador é o octoato de estanho, e alcoóis podem ser usados para controlar o peso molecular [5] molecular.

2.

PRINCIPAIS PROPRIEDADES

O PCL é um polímero termoplásticosemi cristalino com temperatura de transição vítrea semi-cristalino (Tg) de -60°, ponto de fusão ( ) variando entre 59°C e 64°C, ditado pela natureza cristalina o (Tm) do PCL, o que permite a fácil moldabilidade a baixas temperaturas [5 Este biomaterial 5]. possui características hidrofóbic [6] e sua cristalinidade tende a diminuir com o aumento do hidrofóbicas peso molecular. É um material que...
tracking img