Poemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito
Poesia concreta: um manifesto
- a poesia concreta começa por assumir uma responsabilidade total perante a linguagem: aceitando o pressuposto do idioma histórico como núcleo indispensávelde comunicação, recusa-se a absorver as palavras com meros veículos indiferentes, sem vida sem personalidade sem história - túmulo-tabu com que a convenção insiste em sepultar a idéia.
- o poetaconcreto não volta a face às palavras, não lhes lança olhares oblíquos: vai direto ao seu centro, para viver e vivificar a sua facticidade. - o poema concreto ou ideograma passa a ser um campo relacionalde funções.
O núcleo poético é posto em evidencia não mais pelo encadeamento sucessivo e linear de versos, mas por um sistema de relações e equilíbrios entre quaisquer parses do poema.
-funções-relações gráfico-fonéticas ("fatores de proximidade e semelhança") e o uso substantivo do espaço como elemento de composição entretêm uma dialética simultânea de olho e fôlego, que, aliada à sínteseideogrâmica do significado, cria uma totalidade sensível "verbivocovisual", de modo a justapor palavras e experiência num estreito cola mento fenomenológico, antes impossível.

- POESIA-CONCRETA: TENSÃO DEPALAVRAS-COISAS NO ESPAÇO-TEMPO.
Décio Pignatari
Pedro Xisto
.

ANÁLISES
Uma das características da poesia concreta foi à apropriação de peças publicitárias para construção de poemas. Nos versos de“beba coca cola”, poema de Pignatari, o sujeito lírico, na medida em que muda as letras de lugar, cria um novo sentido – diga-se de passagem, negativo – para o slogan da marca de refrigerantes. Desse modo,devido à essa alteração morfológica, “beba” vira “babe” e “coca”, por sua vez, torna-se “caco”. Valendo-se dos espaços vazios, o poeta, no segundo verso, forma a frase: “babe cola”, que tambémdenigre o produto. Os recursos aludidos, empregados no decorrer do poema, alcançam força máxima com o verso final formado pelo substantivo “cloaca”. Assim, o sujeito lírico, além de desconstruir o...
tracking img