Poema saudade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Saudade Clarisse Lispector
De estilo inconfundível Clarisse acena uma invisibilidade silenciosa que nomeia saudade, Quando se refere “aos amigos que nunca mais vi...” revela um sabor para a vidaque, definitivamente não se encontra no real mas na solidão que habita nossa essência. Estratifica desejo e realidade psíquica promovendo cumplicidade e aconchego com seu leitor.
Quando fala de“infância perdida” coloca o homem prisioneiro do homem que na busca da liberdade ilimitada retoma nova prisão, como alter- ego , seu duplo. Fantasia em sua obra num esforço de imersão do homem em seu próprioeu para negar a si mesmo, num instante outro gerando compulsão quase ritualística.
“De quem disse que viria e nem apareceu...” Dilacerado e dividido constata sua falta originária, sendo corrompidopela dureza do diamante no mundo, prefere a parte ao todo, o acessório ao integral. Disfarça sua culpa pela ausência, atribuindo uma tendência reparadora como mecanismo de defesa atemporal. Experencia apetrificação dos sentimentos inconscientes e dos valores alienantes que dominam nossa sociedade quando sente saudade de “gente que passou pela calçada contrária da minha vida”, denunciando o mito daproximidade com um outro que mora dentro de mim.
Parece negligenciar o real porém representa-o como perda de algo que lhe pertence ou a sua vida no reino simbólico. Revaloriza palavras imbuindo-asde nova roupagem extrapolando os limites de seu significado. O poema sugere uma analogia do aspecto íntimo com o indecifrável de nossa vulnerabilidade humana. Um eu que não se governa em sua própriacasa, que é refém de um isso que ouve o que nos atravessa .
Retrata de forma apaixonada a mulher, continente negro, em sua incompletude e propõe leitura flutuante de nós mesmas, brincando com nossairônica visibilidade social . De estilo literário intimista e introspectivo faz a palavra desalojar-me. Quando faço uso profano do verbo escrevo tornando-me outro. Sua palavra independe dessa...
tracking img