Podologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da massagem
Segundo estudos arqueológicos, a Massagem e o Homem têm sensivelmente a mesma idade. Já na Pré-História, o bem-estar geral e o alívio da dor e desconforto era promovido pelo Homem através da fricção no corpo, um método que actualmente é denominado por Massagem.
Registos de algumas civilizações da antiguidade, cerca de 300 anos a.C.,(egípcios antigos, persas, budistas ejaponeses) referiram os beneficíos da massagem para o bem-estar do Homem. No entanto as finalidades curativas desta técnica "de friccionar o corpo" foram reconhecidas, em primeiro lugar pelos chineses, que incluíram esta técnica na medicina folclórica desde 1800 a.C..
A Massagem foi pouco desenvolvida durante a Idade Média, no entanto no século XVI foi publicado um texto sobre fricções, que haviasido transcrito de uma literatura antiga,juntamente com aplicação específica em pacientes cirúrgicos por Pare de França. O trabalho deste foi reconhecido e ainda hoje a terminologia francesa é usada para técnicas específicas de massagem como Petrissage, Effleurage ou Tapotement.
Outra contribuição bastante importante para o desenvolvimento da Massagem foi a do sueco Pehr Henrik Ling ao organizar aMassagem e os exercícios terapêuticos num sistema que se tornou conhecido como ginástica médica.
Devido ao seu desenvolvimento a Massagem começou a ser adoptada em varios países. Em Inglaterra, tanto Mennell como Cyriax utilizaram uma aplicação especifica da Massagem com fricção profunda para estruturas articulares contrácteis ou não contrácteis lesadas. Na Alemanha, Dickie descobriu que aMassagem profunda sobre uma parte do corpo poderia trazer efeitos distintos e favoravelmente observáveis em partes do corpo distantes daquela que tava a ser tratada. Á nova técnica, Dickie chamou zona reflexa ou Bindegewebsmassage (ou massagem do tecido conjuntivo, como é conhecida no seu país). Outro alemão, Cornelius descreveu uma variação da Massagem de zona reflexa, aplicando pressão profunda empontos específicos - massagem em pontos nervosos.
A evolução da Massagem tem sido acompanhada pelo crescimento da tecnologia moderna, resultando numa explosão de nova instrumentalização médica. Foi tentado substituir o toque humano por aparelhos como meio de dar assistência ao paciente, todavia foi este reconhecido como modalidade de cura, crescente do comportamento psicológico o contacto humano.
Emsuma, durante séculos alguma forma de Massagem ou de sobreposição de mãos tem vindo a ser utlizada com o objectivo de curar e aliviar a dor, tornando-se assim o mais antigo e simples tratamento médico. Embora no Oriente a Massagem seja aceite naturalmente como uma forma de intervenção terapêutica, no Ocidente, só recentemente é que esta técnica se tem vindo a estender-se por outros campos.Efeitos fisiológicos e terapeuticos
A massagem influência sempre a circulação dos diversos tipos de tecido. Condições patológicas que ocorrem numa determinada estrutura irão reflectir-se noutras estruturas interferindo com a função de todo o organismo. O efeito principal da massagem consiste em produzir estimulação mecânica dos tecidos por meio de uma pressão e estiramento ritmicamente aplicados. Apressão comprime os tecidos moles e distorce as redes de receptores nas terminações nervosas. Ao aumentar os lúmens dos vasos sanguíneos e espaços dos vasos linfáticos, estas forças afectam a circulação capilar, venosa, arterial e linfática. Alguns dos efeitos fisiológicos e terapeuticos consequentes da massagem são:
* Aumento da circulação sanguínea e linfática;
* Amento do fluxo denutrientes;
* Remoção dos produtos catabólicos e metabólicos;
* Estimulação do processo de cicatrização;
* Resolução do edema e hematomas crónicos;
* Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo;
* Alívio da dor;
* Aumento dos movimentos das articulações;
* Facilitação da actividade muscular;
* Estimulação das funções autonómicas;
* Estimulação das funções...
tracking img