podologia

Páginas: 2 (308 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2015
A Podologia e sua Origem
O termo podologia origina-se do grego arcaico, tendo por prefixo: PODO (pés) e o sufixo LOGO (tratamento, conhecimento, estudo).
Podologia é a disciplina que se dedicaaoestudo e tratamento dos pés, do ponto de vista de sua anatomia e patologia.
Apesar de ser umas das mais antigas profissões, somente agora o podólogo vem ganhando espaço com a conscientizaçãodaimportância dos pés.
Os pés, além de possibilitar a locomoção, mantêm também o equilíbrio e distribuem de maneira uniforme o peso do corpo quando em pé, no entanto estão sempre em desconforto, são elesquenos sustentam muitas vezes com calçados inadequados e sem receber a devida atenção.
O podólogo deve sempre buscar aprimoramento, para que possa fazer muito mais além de cuidar da estética dospés,buscar também soluções para diversas Podoapatias visando o bem estar físico e mental.
ChiropodyAnálise de gravuras históricas encontradas em pirâmides egípcias mostram pessoas realizandoprocedimentossimilares aos que os podólogos realizam na atualidade. Pesquisas históricas também demonstram atividades laborativas com a mesma similaridade na cultura romana da antiguidade. Como porexemplo,sabe-se que a esposa do imperador Nero sofria de uma enfermidade nos pés, que foi tratada por Cayus, um soldado romano que exercia a atividade de pedicuro. Este feito valeu ao soldado-pedicuro Cayusotítulo de “Calista”, denominação que os podólogos passaram a ter durante muitos séculos, até o final do século XX.
O período que compreende os séculos XVII, XVIII, XIX e XX foi muito importantepara oPodólogo. Surgiram também vários renomados calistas,também conhecidos como quiropodistas (quiro: mão; pódos: pés – quiropodistas: aqueles que tratam pés e mãos) com isto vieram várias obras queelevaram apodologia.
Esta designação só foi usada muito tempo depois, sendo a forma como a profissão foi e é reconhecida nos dias de hoje.
Algumas citações importantes para a história da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Podologia
  • Podologia
  • Podologia
  • Podologia
  • Podologia
  • podologia
  • Podologia
  • Podologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!