Poderes administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PODERES DA ADMINISTRAÇÃO
Considerações Iniciais:

 Para que a Administração possa realizar o conjunto das atividades que lhe cabem, no cumprimento de seu papel na vida coletiva, o ordenamento lheconfere poderes.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Na administração pública, as ordens e instruções decomo administrar as coisas que são confiadas ao administrador estão concretizadas nas leis, regulamentos e atos especiais, dentro da moral da instituição. Daí o dever indeclinável de o administradorpúblico agir segundo os preceitos do Direito e da Moral administrativa, porque tais preceitos é que expressam a vontade do titular dos interesses administrativos – o povo – e condicionam os atos a serempraticados no desempenho do múnus público que lhe é confiado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Caracteriza aessência da função: o exercício do poder preordenado a um fim. Na função, o exercício do poder não é livre, mas, pela impossibilidade de separá-lo de um fim, apresenta-se inevitavelmente condicionadoa requisitos que justificam a atuação e orientam seu concreto desenvolvimento. Na função, o dever surge como elemento misto ao poder e, desse modo, a Administração concretiza, na sua atuação, o poderconferido pela norma, para atendimento de um fim.

- Abuso de Poder – é o fenômeno que se verifica sempre que uma autoridade ou um agente público embora competente para a prática de um atoultrapasse os limites das suas atribuições ou se desvie das finalidades anteriormente previstas.
- Duas situações (modalidades):

a) ultrapassa seus limites = excesso de poder – Vício na competência
b)desvia a finalidade anteriormente prevista = desvio de poder – Vício na finalidade
- Teoria dos motivos determinantes – é aquela que prende o administrador no momento da execução do ato aos motivos...
tracking img