Poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PODER
Desde Aristóteles, uma dimensão da idéia de política é aquela associada à existência de autoridade ou governo, ou seja, às regras de organização da vida em coletividade.
Partindo dessa idéia de que política implica autoridade ou governo, vários cientistas políticos buscaram definir a Ciência Política como uma disciplina que s e dedicaria ao estudo da formação e da divisão do poder. Assim,o ato político seria aquele realizado dentro da perspectiva de poder.
O conceito de poder varia no tempo e em função da corrente de pensamento abraçada pelos diferentes autores. A fim de exemplificar a complexidade de que se reveste o conceito, são referidos, a seguir, alguns posicionamentos que inspiraram toda uma série de teorias em ciência política.
* Thomas Hobbes (1651), partindo daconcepção na teoria substancialista “o poder de um homem consiste nos meios de que presentemente dispõe para obter qualquer visível bem futuro”.

* John Locke (1694), partindo da interpretação subjetivista “o fogo tem o poder de fundir metais, do mesmo modo que o soberano tem o poder de fazer as leis e, fazendo as leis, de influir sobre a conduta dos súditos”.

* Nicos Poulantzas, a partirde Marx e Lênin, e da teoria da luta de classes, chama de poder “a capacidade de uma classe social de realizar os seus interesses objetivos específicos”. É uma definição corrente entre os adeptos da teoria política marxista.

* Para Harold Lasswell, poder é “o fato de participar da tomada das decisões”. Essa visão do poder tem sido corrente para todas as teorias de decision-making process, eé criticada pelo fato de apresentar-se como uma concepção muito voluntarista do processo de tomada de decisões.

* Max Weber (1992) conceituou poder como sendo “a probabilidade de um certo comando com um conteúdo específico ser obedecido por um grupo determinado”. A concepção weberiana de poder parte da visão de uma sociedade-sujeito, resultado dos comportamentos normativos dos agentessociais.

* Talcot Parsons, partindo da concepção funcionalista e integracionista do sistema social, definiu o poder como “a capacidade de exercer certas funções em proveito do sistema social considerado no seu conjunto”
O critério subjetivista é o mais comumente usado, inclusive porque permite uma tipologia de poder (chamada de três poderes): econômico, ideológico e político, ou seja, dariqueza, do saber e da força. Com essa tipologia, é possível identificar as várias faces em que esse fenômeno se apresenta em nossas sociedades.
Vejamos, então, como podem ser conceituadas as três formas de poder:
* O poder econômico vale-se da posse de certos bens necessários, ou percebidos como tais, numa situação de escassez, para induzir os que não os possuem a adotar certa conduta.Consistente principalmente na execução de um trabalho útil. Na posse dos meios de produção, reside enorme fonte de poder por parte daqueles que os possuem contra os que não os possuem, exatamente no sentido específico da capacidade de determinar o comportamento alheio. Em qualquer sociedade em que existam proprietários e não-proprietários, o poder deriva da possibilidade que a disposição exclusiva de um bemlhe dá de obter que o não-proprietário (ou proprietário apenas de sua força de trabalho) trabalhe para ele e apenas nas condições por ele estabelecidas.

* O poder ideológico vale-se da posse de certas formas de saber, doutrinas, conhecimentos, às vezes apenas de informações, ou de códigos de conduta, para exercer influência no comportamento alheio e induzir os membros do grupo a realizaremou não uma ação. Desse tipo de condicionamento deriva a importância social daqueles que sabem, sejam eles os sacerdotes nas sociedades tradicionais ou os literatos, os cientistas, os técnicos, os assim chamados "intelectuais", nas sociedades secularizadas, porque mediante os conhecimentos por eles difundidos ou os valores por eles firmados e inculcados realiza-se o processo de socialização do...
tracking img