Terapia ocupacional em oncologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TERAPIA OCUPACIONAL EM ONCOLOGIA


Oncologia é a ciência que estuda o câncer nas suas diferentes formas. Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças caracterizada por uma população de células que cresce e se dividem desordenadamente (maligno), sem respeitar os limites normais, invadem e destroem tecidos adjacentes, e podem se espalhar para lugares distantes no corpo, através de um processochamado metástase. Estas propriedades malignas do câncer o diferenciam dos tumores benignos, que é caracterizada por uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
A prática da Terapia Ocupacional nesse caso, tem como objetivo levar o indivíduo a atingir suas capacidades funcionais e ocupacionaisvisando a autonomia e a independência nas suas atividades de vida diária. Em termo de bem estar geral, pode auxiliar o paciente que normalmente apresenta quadro de fadiga, cansaço, melhorar o ambiente de forma a gastar menos energia em atividades do dia a dia. Predispõe o paciente a uma melhora geral para recuperar-se ou para enfrentar situações cirúrgicas, sessões de radioterapia e quimioterapia eenfrentar situações em sequela motora, psíquica e social.
Proporciona um equilíbrio entre os aspectos biopsicossociais e o processo de enfermidade - doenças nos portadores de câncer. Desta forma, através de atividades terapêuticas, visando: elevar a autoconfiança; promover socialização; minimizar pensamentos mórbidos do enfermo; favorecer exploração, conhecimento, domínio e compreensão dopaciente acerca da patologia; restaurar, manter ou evitar perdas motoras, sensoriais e / ou cognitivas que possam resultar da doença ou de tratamentos necessários; promover independência nas atividades articular e força muscular; estimulação sensorial; orientação familiar.
Estas intervenções podem ocorrer em qualquer fase do tratamento e as avaliações devem englobar os aspectos físicos,psicológicos e sociais, pois todos estes componentes de desempenho podem estar afetados.
Na avaliação é importante levantar dados a respeito da realidade social do indivíduo; o conceito de saúde e doença; idade e sexo; variáveis psicológicas e situação; relação familiar; condições clínicas; significado da doença para cada pessoa em particular; precedentes educacionais; étnicos; religiosos esociais. Esse levantamento de dados auxiliará na determinação da necessidade de intervenção ou não; dos dados para a elucidação e o esclarecimento do diagnostico; as precauções e/ou contra-indicações; o potencial qualitativo de vida; os objetivos do projeto terapêutico/ plano de tratamento; as especificidades da orientação familiar e manutenção ou necessidade de mudança dos objetivos de tratamento.Como objetivos da intervenção temos dois tipos: os objetivos gerais e os objetivos específicos. Os objetivos gerais abrangem: intervenção no ambiente hospitalar, ambulatorial e domiciliar de modo a melhorar a qualidade de vida nesse período e durante todo o tratamento; proporcionar ao paciente condições para expressar seus temores e percepções, suas condições reais e projeto de vida;identificar, manter ou desenvolver gradativamente a capacidade funcional; favorecer os interesses normais, os contatos sociais, e valorizar as potencialidades do paciente.
Os objetivos específicos abrangem: valorizar as perspectivas e as necessidade funcionais do paciente; conscientizar o paciente sobre suas possibilidades e condições para a realização das atividades de vida diária; incentivar aintegração e a ajuda da família no processo terapêutico; proporcionar oportunidades para que o paciente possa resolver por si mesmo problemas e situações presentes ou inusitadas; prevenção da incapacidade e/ou apoio aos vários níveis de recuperação ou modificação; orientar o paciente e a família sobre princípios de conservação de energia, simplificação de tarefas e mecanismos de proteção articular,...
tracking img