Poder politica e estado no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Poder, política e Estado no Brasil

- O estado ate o fim do século XIX.
Entre 1500 e 1822:
Todas as decisões políticas relacionadas à colônia de Portugal na América eram tomadas pelo soberanoportuguês, que mantinha um Estado absolutista, os moradores da colônia só cumpriam as decisões.

Entre 1822 e 1889:
Da independência a república, havia no país um Estado imperial constitucional comos poderes Executivo ( Conselho de Estado), Legislativo (Assembleia Geral, composta do Senado e da Câmara dos Deputados) e Judiciário (Supremo Tribunal de Justiça). O poder moderador ficava acima dosoutros três, pois o imperador nomeava os integrantes do Conselho de Estado ( O executivo ) e do Senado, e escolhia os membros do Supremo Tribunal.

República Velha: O estado oligárquico ( de-1889 a1930 ):
A República no Brasil surgiu de um movimento da cúpula militar, sem a participação da população. O brasil era um país essencialmente agrário, com um Estado oligárquico que excluía aparticipação popular. Em 1891 criou a República Federativa do Brasil, isso significava que o Brasil era um conjunto de províncias ( os atuais estados), as quais tinham autonomia e uma constituição própria quedefinia o judiciário, as forças armadas, os códigos eleitorais e a capacidade de criar impostos.

O período Vargas ( de 1930 a 1945).
Dois golpes de Estado delimitam esse período: um pra colocarGetúlio Vargas no poder e outro para derrubá-lo. Vargas deixou um legado de leis trabalhistas e a concepção de um país com um projeto nacional que continuou nos anos seguintes.

A República com amarca Vargas: o Estado liberal ( de 1945 a 1964).
O estado estruturou-se com uma nova constituição em 1946, considerada politicamente libera, mas que permitia a intervenção na economia, principalmentena infraestrutura necessária ao processo de industrialização. Com Juscelino Kubitschek, se implantou a indústria nacional de bens duráveis, graças a estrutura da tríplice aliança. o Estado, o...
tracking img