Bibliologia - itq

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Autoatividade 1 – Bibliologia e Revelação das Escrituras

1. O que significa automanifestação de Deus? Por que ela teve um objetivo relacional?

Automanifestação de Deus quer dizer que Ele quis manifestar-se a nós, portanto só conhecemos um pouco do caráter e personalidade de Deus porque Ele assim desejou, Ele quis se fazer conhecer. A manifestação de Deus não teve como objetivo nos dar umaBíblia para que simplesmente conheçamos sobre as coisas de Deus, mas sim, que o conhecimento sobre as coisas de Deus nos levasse ao conhecimento de Deus, portanto, o objetivo da Escritura é relacional, por isto afirmamos que ela é a mensagem de Deus ao coração dos homens.

2. Explique as três categorias teológicas da Revelação.

* Revelação Geral: Através da natureza; da história; daconstituição do ser humano – física, emocional, moral e sua religiosidade – o que indica sua espiritualidade. É Deus se comunicando com os seres humanos, fazendo-se conhecido a todas as pessoas de todos os tempos e de todos os lugares, é acessível a todos e o conteúdo da sua mensagem é simples, claro e menos detalhado, obtém-se pela observação, contemplação, reflexão, meditação e pela própria buscainterior da divindade. Por ser mais subjetiva a revelação geral é inferior à revelação especial, contudo, esta insuficiência não a torna dispensável e nem pode ser considerada à parte da revelação especial;
* Revelação Especial: É a comunicação direta de Deus e Seu filho através da Sua Palavra, sendo possível somente através das Escrituras. Esta Revelação diz respeito às comunicações particulares emanifestações de Deus para certas pessoas (profetas e escritores sagrados) em tempos, lugares e épocas específicas. A Revelação Especial teve como objetivo principal promover um relacionamento redentor para o homem. A Revelação Especial é a revelação particular de Deus.
* Revelação Gradativa e Progressiva: Da erudição (vasto conhecimento), liberal, surgiu o conceito do desenvolvimentoevolutivo gradual, que considera algumas partes do Antigo Testamento quase obsoletas e falsas. No entanto, afirma que a revelação foi gradativa e progressiva é dizer que a revelação posterior desenvolveu-se a partir da anterior complementando-a, adicionando-a e não a contradizendo. Como exemplo, temos Jesus que introduzia seu ensino dizendo: ”Ouvistes que foi dito... Eu, porem vos digo”. O Autor deHebreus destaca a revelação como gradativa e progressiva em Hb 1.1-3.

3. O que significa dizer que a Revelação foi de natureza antrópica e analógica?

Dizer que a Revelação foi de natureza antrópica significa que Deus é um ser transcendente, grandioso, magnífico e como tal, para nós através de nossas experiências sensoriais, seria impossível compreendê-Lo, pois Ele é ilimitado em seu conhecimento epoder, não está sujeito às condições e aos limites naturais de vida. Não podemos subir ate Deus para perscrutar lhe (investigar, averiguar minuciosamente), contudo, o mais maravilhoso é que este ser tão exaltado e sublime deu o passo em nossa direção e comunicou-se conosco, fazendo-se conhecido, ou seja, Deus falou conosco em linguagem humana comum, com expressões que fazem parte da experiênciahumana comum, do cotidiano do homem.
Dizer que a Revelação foi de natureza analógica significa que Deus faz uso de aspectos do nosso universo de conhecimento para que possamos compreender os paralelos da verdade no campo divino. Quando Deus se revela, Ele sempre seleciona e usa elementos unívocos (comuns ao universo Dele e ao nosso) fazendo analogia, ou seja, uma relação, como por exemplo: Deus éamoroso como são amorosos os homens, porém muito mais; Jesus é o pão da vida; a igreja é o sal da Terra; Deus ouve, no mesmo sentido de como um homem ouve. O sentido analógico trata do modo de qualidade igual, a diferença está no grau. Deus é muito maior na dimensão destas coisas. O que torna possível esse conhecimento analógico foi o fato de Deus ter selecionado os elementos paralelos para...
tracking img