Poder no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Há uma frase de Margaret Thatcher, que diz: “O poder é como ser uma dama … Se você tem que dizer às pessoas que você é, você não é.”

Pessoalmente, acho que o estudo do poder fascinante. Adefinição no dicionário de poder é “uma pessoa ou coisa que possua ou exerça autoridade ou influência”. Então, em essência, quando usamos o poder, estamos utilizando a nossa autoridade para conseguir algumacoisa.

Todo mundo tem poder. Todos. E, eu não acredito que o poder é uma coisa ruim. A questão é que tipo de poder uma pessoa tem e como alguém usa esse poder.

Aqui estão alguns dos tipos maiscomuns de poder encontrados no ambiente de trabalho:


O poder coercitivo está associado com pessoas que estão em uma posição para punir outros. As pessoas temem as consequências de não fazer o que foipedido deles;
Poder de conexão é baseado em quem você conhece. Esta pessoa conhece, e tem peso na opinião de outras pessoas poderosas dentro da organização;
Poder da expertise vem da experiência deuma pessoa (duh!). Isto é normalmente uma pessoa com uma habilidade aclamada ou valorizada;
Uma pessoa que tem acesso a informações valiosas ou importantes possui o poder da informação;
O poderlegítimo vem da posição que uma pessoa detém. Isto está relacionado com o título de uma pessoa e responsabilidades de trabalho. Você também poderá ouvir isso se referir como poder posicional.
As pessoasque são bem-queridas e respeitadas podem ter o poder da referência;
Poder da recompensa está baseado na capacidade de uma pessoa dar recompensas. Estas recompensas podem vir na forma de missões detrabalho, horários, salários ou benefícios.
Agora, pare de ser modesto e pensar sobre si mesmo … Eu não tenho nenhum poder. Como você pode ver, existem muitas maneiras diferentes que o poder pode semanifestar. E por essa razão, é importante perceber que o poder existe em todos nós. É possível também que você tem diferentes tipos de poder com diferentes grupos ou situações.

Agora, os dois...
tracking img