Weimar gotha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTANCIA.
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS.
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS.
POLO: ESTÂNCIA.MATRÍCULA: 10202181.
ALUNO (A) MARIA DA CONCEIÇÃO SANTOS.

ATIVIDADE (AD I).

REGULAMENTO ESCOLAR DE Weimar e Gotha

Wolfgang Ratke, (1571-1635), nasceu em Wilster, formado em teologia,filosofia, línguas orientais, ciências matemáticas e estudos psico-pedagógicos das línguas.
Durante sua estada em Amsterdã (1603-1610), o pedagogo compreendeu melhor a importância da língua maternapara o desenvolvimento humano.
Em 1612 já na Alemanha, lançou seu manifesto denominado “Memorial de Frankfut-na-main”. O texto contém basicamente três idéias: a) uma reforma do ensino das línguas; b)uma reforma da instrução pública; c) uma reforma da vida política e religiosa na Alemanha.
Apesar de receber apoio e financiamento dos príncipes, vários motivos impediram a realização plena de suapedagogia.
REGULAMENTO ESCOLAR DE WEIMAR.
O regulamento escolar de Weimar foi elaborado por Kromayer em novembro de 1919, a mando do príncipe Luiz. Este antes havia mandado Ratke fazer uma reformaeducacional no território, mas um desacerto entre os dois resultou na prisão por oito meses de Ratke, só sendo solto por fazer um acordo de ceder ao príncipe os direitos autorais dos manuais didáticosimpressos.
Kromayer deu à luz o Regulamento de Weimar, intitulado “Relatório do novo método: como realizar a instrução da juventude”
Apesar de não citar Ratke, o regulamento de Weimar, segundo ospesquisadores trata-se de uma cópia da arte de ensinar de Ratke. O regulamento de Weimar retira o essencial das diretrizes da “Arte de Ensinar” do didactus escrito por Ratke. O Regulamento acentuouas ciências naturais, o método intuitivo, a ciência útil, a educação para todas as crianças e, consequentemente, a utilização do material didático.
Historiadores (da educação) consideram o...
tracking img