Pobreza politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA


1. Informação Bibliográfica:
DEMO,Pedro. Pobreza Política. 5. ed. Campinas, SP:Autores Associados, 1996.109p.

2. Dados sobre o(s) autor (es):
Pedro Demo cursou Filosofia na Faculdade dos Franciscanos, Curitiba (1961-1963), três anos de teologia em Petrópolis e estudo de música (1964-1966). Doutorou-se em Sociologia na Alemanha (1971). Fez pós- doutoramentos naUniversidade Erlangen-Nurnberg, Nurnberg- Alemanha e na Universidade da Califórnia em Los Angeles, com o professor Carlos A. Torres. Atualmente é professor titular do departamento de Sociologia da Universidade de Brasília.

3. Dados sobre a obra:

INTRODUÇÃO
A obra “A Utilidade dos Políticos” é dirigida ao cidadão e agente político que buscam o elo perdido da política, pois compreenderam pelaprópria experiência, que o poder faz perder a política e faz viver, retratando o papel do políticos diante da sociedade. É uma reflexão crítica da utilidade dos políticos na sociedade, animadora que indica a necessidade da reeducação dos agentes políticos para uma reforma da política e das mentalidades.
Disposto em títulos e subtítulos de forma didática para o bom entendimentoDESENVOLVIMENTO
Livro de autoria de José Paulo Teixeira inicia com explanação dos principais apontamentos dos capítulos que seguem o livro. Dividido por subtítulos, além da introdução, o autor segue falando da Utilidade dos políticos.
Considerados membros de uma classe de baixa credibilidade, os políticos vivem em permanente conflito consigo e seus pares, cada um procurando sobreviver de um jeito ou deoutro, em meio a pancadarias vindas a toda hora e de todo lugar, de cima para baixo, dos seus rivais, dos estranhos e até do melhores amigos e familiares mais íntimos. A imprensa em particular e as mídias em geral, tratam essa espécie de forma igualmente contraditória: ora os conduzem à fama e os situam no topo da pirâmide social, ora os detonam e os tratam como ralés ou bodes expiatórios detodos os males e imoralidades.
Raramente um político se dedica exclusivamente à política ou vive de política. O autor expressa-se em relação aos políticos dizendo que: “Os políticos são pau-para-toda-obra e obra de todas as queixas.”
Os textos que compõem o livro foram escritos a partir de vivências do autor com todas as espécies de políticos, de todas as core e siglas. Ele ressalta que secontinuarmos por muito tempo elegendo representantes para o governo das cidades, deve-se dar aos políticos o tratamento que eles merecem: respeito e exigência de reciprocidade pelo voto de confiança que como cidadãos, depositamos em cada um deles.
Seguindo os capítulos, a leitura nos remete à invenção e os significados da política, dizendo que política não é ciência, e sim ação que inventa. Osinventores da política, na Grécia, antiga, foram os politikos, os habitantes da pólis; mas, nem todos os gregos eram polítikos, ou seja, cidadãos. Os cidadãos da pólis eram conhecidos como homens livres, isto é, livres das necessidades, livres da escravidão, livres dos assuntos domésticos. Podiam freqüentar a praça, o mercado e discutir uns com os outros seus próprios interesses de cidadãos gregos e dascidades gregas.
Desde então já existia a divisão entre as pessoas e as classes que viviam no limite da casa, do trabalho, e as que viviam na praça ou no mercado fazendo política e vivendo a pólis.
Diante da democracia moderna, a política é uma arte e um caminho para educar a cidadania e mobilizar a sociedade, e s;o a partir dela poderemos mudar as condições de vida abaixo da média doconhecimento ou da linha da pobreza. Este é o sentido da democracia e da liberdade de um projeto educacional que também é um projeto de país, um projeto de cidade Nação.
Governos existem para a cidade e para a sociedade, caso contrário, ocorreria uma antipolítica, mantendo a maioria das pessoas como suas escravas ou dependentes.
Sobre o trabalho dos vereadores e político em geral, há uma grande...
tracking img