Pneus e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1946-A Michelin apareceu com o primeiro pneu radial

1960- Fundação da ANIP(Associação Nacional da Industria de Pneumáticos)

1999: Resolução CONAMA 258/99 -Programa Nacional de Coleta e destinação de Pneus inservíveis. Metas gradativas de coleta e destinação de pneus pelos fabricantes e importadores.

2002: 4x1
2003: 2x1
2004: novo = 1x1 e reformado importado 4x52005: novo 4x5, reformados importados 3x4

2009: Rs Conama 416/2009 + IN IBAMA01/2010 – Logística reversa do pneu- PGP art 7°
Os componentes : mistura de borracha sintética, borracha natural, óleos, enxofre, negro de fumo, óxido de zinco, entre outros componentes Existem dois tipos de pneu: • radial: estrutura interna de aço, o que dificulta um pouco mais o processo de reciclagem, assim comoexige máquinas mais sofisticadas para fazer a separação do aço, incorrendo em um custo mais alto para a trituração; • diagonal: estrutura interna à base de tecidos, sendo assim bem mais fácil de reciclar.
Pneu usado não vira pneu novo.
A queima do pneu a céu aberto produz um resíduo oleoso que contamina solo e lençol freático,além de intensa fumaça preta contendo dióxido deenxofre,hidrocarbonetos e outros produtos químicos responsáveis pela poluição do ar.
A principal matéria prima dos pneus, a borracha vulcanizada,não se degrada facilmente(estima-se em 600 anos o prazo necessário para um pneu
se decompor)-Charles Goodyear.
Perigo da contaminação do solo pelo enxofre
Complexidade do processo de coleta e transformação
Os pneus atirados nos rios e lagoas represam aágua e assoreiam os leitos dos mesmos.
Representam problema de saúde publica,pois acumulam águas da chuva formando ambientes propícios a disseminação de doenças como a dengue e a febre amarela
não devem ser enterrados, principalmente com resíduos sólidos urbanos, pois ocupam grande volume dos aterros sanitários e dificultam a operação de recobrimento e compactação1. Os pneus têm data devalidade. Ela é de cinco anos a partir da data de fabricação, que é informada por um número de três algarismos na lateral do pneu, perto da palavra DOT.

2. Um pneu é feito com 15 a 20 tipos de borracha, pois cada tipo tem uma função. Os compostos são criados em separado e depois agrupados, cada um na parte que lhe cabe (banda, lateral, interior etc.), e são vulcanizados juntos, formando a estruturaúnica que você vê na loja.

3. Atualmente, a maioria dos pneus não é feita com borracha natural, que vem da seringueira. Ele é quase que inteiramente produzido a partir do petróleo. O pneu de um carro de passeio leva em sua produção cerca de 25 litros de petróleo

4.O pneu de um avião pode ser recauchutado 11 vezes e é calibrado com nitrogênio, para que sua pressão interna não se altere tantocom as variações de temperatura a que é submetido. Não é para menos, afinal um pneu desses pode ser submetido a -60 °C durante o voo e, na aterrissagem, pode alcançar 100 °C.

5.Os pneus são responsáveis, em média, por 20% do consumo do carro. É na cidade que eles pesam mais, chegando a 25%. Nas estradas, onde a velocidade é maior, a resistência ao ar acaba ganhando um peso maior. Em caminhões,os pneus podem responder por 33% do consumo.
Destinação do pneu Inservível:

• Co-processamento: Utilização dos pneus como combustível alternativo em fornos de cimenteiras em substituição ao carvão coque, 69% dos pneus inservíveis coletados tem como destino o co-processamento.

• Artefatos de borracha: Tapetes, pisos etc. Esta atividade utiliza 24% dos pneus inservíveis coletados peloprograma.

• Laminação: Utilização de pneus não radiais para fabricação de percintas (Indústrias moveleiras), solas de sapato, dutos de águas pluviais etc. Sete por cento (7%) dos pneus inservíveis coletados são destinados a Laminação.

• Asfalto borracha: Adesão à massa asfáltica de pó de borracha oriunda de pneus inservíveis que promove o aumento da vida útil do asfalto, diminuição de ruídos,...
tracking img