Pneumonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pneumonia
DEFINIÇÃO: São infecções que se instalam nos pulmões
BREVE ANATOMIA: Os pulmões são órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica, onde o lado direito tem três lobose o esquerdo tem dois que estão interligados pelos brônquio e traqueia que o parênquima pulmonar é formado pelos alvéolos e os pulmões.
OQUE É A DOENÇA: É uma infecção que pode acometer a regiãodos alvéolos pulmonares (sacos de ar microscópicos).Onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e às vezes os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Basicamente pneumonia éprovocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante(bactéria, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar onde existe a troca gasosa. Este local deve estar sempre muitolimpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
OBS: Diferente do vírus da gripe que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam sertransmitidos facilmente.
Na pneumonia os alvéolos se enchem de pus, muco e outros líquidos,o que impede o seu funcionamento adequado.O oxigênio pode não alcançar o sangue, se existe oxigênio insuficiente nosangue, as células do corpo não funcionam adequadamente. Por esse motivo, e pelo risco da infecção se espalhar pelo corpo a pneumonia pode ser fatal.

FATORES DE RISCOS

FUMO: Provoca reaçãoinflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
ÁLCOOL: Interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
AR-CONDICIONADO: Deixa o ar muito seco,facilitando a infecção por vírus, e bactérias;
RESFRIADOS MAL CURADOS /CUIDADOS;
MUDANÇAS BRUSCAS DE TEMPERATURAS
As pessoas que tem mais tendência em pegar pneumonia são idosos com mais de 65anos, bebês, crianças pequenas, pessoas que tem outros problemas de saúde como diabetes, doenças hepáticas crônicas, estado mental alterado, desnutrição, pessoas que tem o sistema imunológico frágil...
tracking img