Resposta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO CONTÁBIL



Trabalho apresentado em Seminário Acadêmico requerido como parte do desenvolvimento da disciplina de Contabilidade Geral, com enfoque na Teoria da Contabilidade, ministrada pelo Prof. Dr. José Carlos Marion na FEA/USP, Depto de Contabilidade

Tópicos:
hj
01) O PROCESSO CONTÁBIL E SEUS VÍNCULOS COM A HISTÓRIA
02) CONCEITOS PRELIMINARES ESUBJACENTES
03) OS INFORMES CONTÁBEIS: UMA VISÃO METAFÓRICA
04) CONTABILIDADE POR BALANÇOS SUCESSIVOS
05) Fatos Contábeis
06) A Representação dos Elementos Patrimoniais
07) O mito do Débito e do Crédito
08) O Plano de Contas
09) A integração das demonstrações contábeis: ato final de um processo sistêmico
10) CONTABILIDADE: MAIS QUE PROCESSO, UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO
11) TRACTATUS DECOMPUTIS ET SCRIPTURIS










Joaquim Luiz Rodrigues Dorneles
Tania Maria da C. B. M. Fernandes
Valnir Alberto Brandt

OBJETIVOS





O presente trabalho, inspirado pelo desejo de contribuir com o contexto vinculado a Ciência Contábil, tem como intenção:


1. evidenciar a importância dos procedimentos operacionais da Contabilidade enquanto recurso expositivodas mutações patrimoniais.
1. destacar a necessidade de uma clara compreensão de seu processo, quer perante agentes vinculados ao meio contábil — que por vezes enfocam apenas a técnica, o “jeito de fazer” — quer perante os usuários não-contadores, que merecem um tratamento especial;
1. disponibilizar uma síntese conceitual aos usuários da Contabilidade para colaborar com acomposição e/ou ampliação de uma/sua visão estrutural e analítica em relação ao processo e informes contábeis para, assim, otimizar a leitura e interpretação dos relatórios que lhe são postos a disposição e que alavancarão decisões e ações.
1. tecer considerações de ordem geral e que possam estimular outros estudos, discussões e análise crítica do processo contábil, em suas especificidades.INTRODUÇÃO





Ao iniciarmos qualquer projeto ou empreendimento temos por obrigação deixar claro quais os seus objetivos, o que busca atingir e os meios para chegar até os resultados desejados.
A contabilidade busca, além de identificar e mensurar[1], transformar os dados em informações, mediante procedimentos próprios, origem de todo o processo contábil, que apóscompilados são apresentados ao usuários por intermédio de relatórios.
Portanto, um dos objetivos principais da contabilidade, é buscar a partir de fatos econômicos, dados que nos dêem suporte para a escrituração, os quais são processados mediante técnica própria e transformados em informações para os usuários, visando atender seus interesses.
Não bastam os relatórios e suasmensagens ou comunicados. É necessário conhecer o processo metodológico de sua geração.
A temática desenvolvida tem como foco uma estrutura que procura evidenciar três linhas norteadoras: num primeiro momento são tratados alguns aspectos históricos e firmados alguns conceitos; seguindo-se a fase de tratamento do processo propriamente dito e suas interfaces com o mundo dos usuários comoinstrumento informativo.
O PROCESSO CONTÁBIL E SEUS VÍNCULOS COM A HISTÓRIA


Ao se estudar, hoje, o Processo Contábil não se pode prescindir de grandes fatos que lhe vinculam à história.
Em meados do século XIX, na localidade de Aurignac (Garona – França), foi encontrada uma urna funerária da idade da pedra. Nesta urna foi achada uma lâmina de chifre de rena, com duas faces lisas,contendo anotações em duas séries de linhas transversais e eqüidistantes, em cujos bordos estão marcados com cortes profundos, deduzindo-se que tais linhas eram sinais de numeração e contabilidade. Este é o testemunho mais antigo que se tem sobre documentos históricos.
Da civilização egípcia, o testemunho nos é dado através de hieróglifos existentes nas pirâmides “A CONTA” – enquanto...
tracking img