Pneumonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
As infecções Respiratórias Agudas (IRA) são uma causa comum de morbidade na faixa etária pediátrica, sendo a pneumonia a forma mais séria de todas as iras. Embora a frequência anual de ira nos primeiros 5 anos de vida seja uniforme em todo o mundo (4 a 8 episódios anuais nos primeiros 5 anos de vida de vida), a incidência de pneumonia é 5 a 10 vezes maior nos países, as pneumoniassão responsáveis por elevados taxas de hospitalização é óbitos especialmente em crianças menores de 5 anos. Em 1995, 11,6 milhões de crianças, cujas idades se encontram entre o e cinco anos, morreram em todo o mundo, 95% delas em países em desenvolvimento. Neste grupo de indivíduos, pneumonia é considerado a causa mais freqüente de morte, sendo ela atribuída 4 milhões de óbitos anuais, situaçãoque a característica como a mais importante causa previsível de óbitos. Metade das mortes relacionadas á pneumonia ocorrem em crianças cuja idade é inferior a um ano. No Brasil, durante o ano de 1998, 5,4% e 12,8% dos óbitos ocorridos nas faixas etárias menores de um ano e entre um e quatro anos, respectivamente, foram causados por pneumonia. Na atualidade, as estatísticas oficiais do ministério dasaúde apontam as iras como a segunda ou terceira causa de morte em menores de cinco anos, nas diferentes regiões, superadas apenas pelas Afecções Originadas no período Perinatal e pelas Doenças infecciosas e parasitarias, (15-18) sendo que 85% dos óbitos atribuídos às IRA devido a pneumonia.
Nos diversos países das Américas, as IRA são responsáveis por cerca de 20 a 40% de todas ashospitalizações em crianças com idade inferior a cinco anos, englobando causas como pneumonia, bronquite, bronquiolite, e outras afecções do aparelho respiratório. No Brasil, durante o ano de 1999, 8, 1% (969.752/11.950.797) de todas as internações foram ocasionada por pneumonia, sendo que, em crianças menores de cinco anos, 26,7% (459.680/1.721.121)de todas internações foram atribuídas a esta causa. Dentre osfatores de risco para internação por pneumonia, destacam-se o comprometimento do estado nutricional, falta de aleitamento materno, baixo nível educacional dos pais, baixo peso ao nascer, baixa idade materna, pouco ganho de peso na gestação, presença de fumantes no ambientes, paridade e aglomerado de pessoas em casa. Tendo em vista imputada maior importância à dificuldade demora de acesso aoatendimento médico.
Por conseguinte, fica demonstrado a relevância das pneumonias como doença prevalente na faixa etária pediátrica, nos cenários mundial e nacional.
As infecções do trato repertório superior são aqueles que atingem principalmente estruturas do trato respiratório acima da laringe, porém a maioria das doenças respiratórias afeta simultânea ou seqüenciamento as partes superiores einferior do trato. As características fisiopatológicas incluem infiltração e edema da mucosa, congestão vascular, aumento da secreção de muco e alterações da estrutura e função ciliares.
Sabe-se que são muitos microorganismo (sobretudo vírus) capazes de causar doenças primarias no trato respiratório. O mesmo microorganismo pode causar infecções inaparente ou sintomas clínicos de intensidade eextensão variada.
Os sintomas geralmente apresentados pelas crianças são: febre, tosse, congestão, nasal, convulsões febris, anorexia, vômitos, meningismo, diarréia, e dor abdominal.
Diante dos números acima citados surge o questionamento: como se dá assistência de enfermagem as crianças de zero a cinco anos com infecções respiratórias?
Neste sentido, a equipe de enfermagem, liderada peloenfermeiro, precisa conhecer as implementações da hospitalização para a crianças e a família e, desta forma, propor intervenções de enfermagem pertinentes submetidas á hospitalização, nas diversas faixas etária é fator de resposta dos pacientes submetidos à hospitalização, nas diversas faixas etárias é fator de relevância para adequadação de um plano de cuidados individualizados.
Acredita-se,...
tracking img