Portflorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ITABIRA Propostas para a reconversão pós-mineração

A CVRD tem suas origens em Itabira. A Companhia foi constituída, em 1942, a partir de ativos minerários existentes, sobretudo as minas de Itabira: Cauê e Conceição. Cauê foi, até a implantação de Carajás, a maior mina produtora de minério de ferro do Brasil. A economia do município de Itabira passou a ser fortemente dependente das operações daCVRD e das atividades delas decorrentes. O sítio urbano está imbricado e cercado pelas minas, diferentemente de outras áreas de exploração mineral, onde a extração ocorre fora do perímetro urbano. O Pico do Cauê é uma forte referência simbólica, constitutiva da identidade da cidade. Mas o alcance das operações de Cauê é também internacional. A história do complexo minerador de Itabira édiretamente relacionada ao Japão. A modernização das minas e da ferrovia Vitória-Minas, além da construção do porto de Tubarão, foram viabilizadas pelas exportações de minério resultantes dos acordos Brasil (através da CVRD) – Japão.

ITABIRA A economia da Microrregião de Itabira é fortemente determinada pela cadeia da mineração e siderurgia, abrigando as operações da CVRD, Belgo-Arcelor, Gerdau e CAF(reflorestamento). Uma importante reestruturação produtiva da região está em andamento, com o deslocamento da extração de minério para o novo grande complexo da CVRD (Brucutu), no município vizinho de São Gonçalo do Rio Abaixo, e a progressiva desativação do complexo de Itabira, resultando num pólo minerador ampliado, o maior do Sudeste. Uma série de questões se coloca nesse momento de transição:Quais os impactos regionais e locais decorrentes da implantação do projeto Brucutu e suas relações com Itabira, em processo simultâneo de conclusão das atividades de mineração? Como evitar que ocorra um processo combinado de incremento de atividades num município e decréscimo em outro? Como evitar os efeitos de estagnação possivelmente causados pela redução progressiva das atividades da CVRD,acentuados pelo perfil de enclave econômico que possui o município de Itabira? Como criar as condições para promoção de desenvolvimento sustentável em Itabira? Quais são, para Itabira, as principais oportunidades decorrentes desse processo de reestruturação produtiva da região e qual deve ser o papel dos vários agentes para otimizar o aproveitamento dessas oportunidades? Mas também: qual poder deatração que, devido às operações de mineração em larga escala e outros atributos, Itabira pode exercer para além da região, no plano nacional e internacional?

1

ESTRATÉGIAS

O ponto de partida é criar estratégias para prover o município de novos objetivos e valores, construindo novos canais para a atração de atividades e investimentos para a região. Construir uma economia local competitiva edinâmica, introduzindo na economia regional, fortemente integrada na cadeia mineração-siderurgia, um novo conjunto de atividades, derivado de sua base produtiva e vocação cultural. Um projeto de transformação para criar condições para um ciclo de desenvolvimento sustentado. O esgotamento de uma mina do porte do Cauê aponta para o fim de um ciclo e a necessidade de uma estratégia de transição para umnovo ciclo econômico, social e cultural. As possibilidades de consolidação dessa nova base econômica, delineada pelas propostas de desenvolvimento baseado em conhecimento e tecnologia contidas no plano diretor da Prefeitura e em estudos correlatos, serão potencializadas por outros projetos focados nos aspectos científico e cultural. Projetos que reforcem a identificação de Itabira com vetoresrelativos à investigação, experimentação e inovação. Trata-se de combinar iniciativas voltadas para a comunidade local com projetos de grande impacto e significação, capazes de mobilizar governos, empresas e interesse geral, no país e no exterior. Intervenções de forte conotação simbólica, marcos do passado e indicativos de futuro. Diversos estudos e diagnósticos foram realizados, nos últimos anos,...
tracking img