Pml o que e?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE TECNOLOGIA

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS





















DISCIPLINA: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

PLM – PRODUCT LIFECYCLE MANAGEMENT (GERENCIAMENTO DE CICLO DE VIDA DO PRODUTO)















2013




Sumário
Introdução 3
Aspectos Teóricos 4
Os principais benefícios da gestão do ciclo de vida de produtos incluem 5
Empresasque utilizam PLM 6
Exemplos de problemas 7
Conclusão 8






















Introdução

PLM traduzindo para o português é Gestão do Ciclo de Vida de Produtos, consiste em um conjunto de processos para gerenciar o ciclo de vida completo de um produto: concepção; design; fabricação; uso; e, descarte ou reciclagem. O PLM integra pessoas, dados, processos e sistemas denegócios fornecendo informações para a empresa e sua rede de fornecedores, distribuidores e clientes. O PLM é um dos pilares da estrutura básica do suporte de tecnologia da informação de uma empresa. As empresas precisam gerenciar as comunicações e informações com seus clientes (CRM - Customer Relationship Management), seus fornecedores (SCM - Supply Chain Management) seus recursos dentro da empresa(ERP - Enterprise Resource Planning) e o ciclo de vida de seus produtos (PLM - Product Lifecycle Management). Na área de TI, o ciclo de vida de produtos é conhecido com SDLC (System Developmen Lifecycle).

























Aspectos Teóricos

Existem duas visões complementares de ciclo de vida de produtos. Em uma visão integrada, este ciclo de vida pode serdividido em três momentos principais: pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento. Na visão advinda das áreas de engenharia e gestão de tecnologia, o pré-desenvolvimento envolve os processos que acontecem antes do início de um projeto de desenvolvimento de uma inovação em tecnologia, produto ou serviço. O desenvolvimento contempla a realização de projetos de desenvolvimento datecnologia, produto e serviço, assim como o lançamento no mercado dos produtos e serviços associados. O pós-desenvolvimento ocorre após o lançamento do produto, sua maturação e retirada do mercado. Esse último momento é normalmente o de maior duração e nele ocorre o ciclo de vida dos materiais, que muitas vezes é simplesmente denominado ciclo de vida do produto, na visão dos autores da área desustentabilidade. Para a gestão do ciclo de vida (PLM), no entanto, o importante é gerenciar de forma integrada todas as informações sobre esses produtos, tecnologia e serviços e os processos de negócio relacionados. As decisões tomadas durante a gestão do ciclo de vida do produto, notadamente durante o processo de negócio de desenvolvimento de produtos, determinarão como será o ciclo de vida material doproduto. A gestão do ciclo de vida de produtos (PLM) considera os processos relacionados com o produto desde a geração das idéias de novos produtos até sua retirada do mercado.



[pic]
Os principais benefícios da gestão do ciclo de vida de produtos incluem:
▪ Reduzir o time-to-market;
▪ Melhorar a qualidade dos produtos;
▪ Redução dos custos de prototipagem dos produtos;
▪Mais precisão e menor tempo nas cotações de produtos;
▪ Maior capacidade para identificar oportunidades de vendas e aumento de receita;
▪ Economia através da reutilização de materiais;
▪ Criação de um modelo para otimizar o desenvolvimento de um produto;
▪ Redução do desperdício;
▪ Economia através da integração do fluxo de processos da engenharia e manufatura;
▪Gestão da documentação de certificação dos produtos;
▪ Capacidade dos fornecedores terem acesso controlado e seguro às informações sobre os produtos em desenvolvimento.
















Exemplos de problemas típicos na implantação de PLM

A escolha do sistema PLM pode ser também uma barreira para o sucesso do projeto de implantação. Funcionalidades insuficientes, mau...
tracking img