Analises

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Oportunidades de implantação de prática de Produção Mais Limpa (PML) em uma empresa de pequeno porte: Um estudo de caso em uma micro empresa, controladora de pragas urbanas de Lauro de Freitas –BA.
1 Pergunta investigativa:
Existem possibilidades de implementações de uma politica de Produção Mais Limpa em uma pequena empresa?

2 Introdução:
Nos últimos anos, observa-se que omunicípio de Lauro de Freitas localizado no estado da Bahia, tem passado por grandes mudanças em suas características físicas, como resultado de seu crescimento urbano. Antes, benquisto como um município totalmente domiciliar, favorecido pela presença de praias e lazer; hoje, tem causado diferentes discussões e opiniões quanto à qualidade de vida ofertada; visto que, a expansão urbana, através deaquisições de novos centros comerciais e empresariais, universitários e até mesmo industriais, tem provocado uma grande diminuição deste requisito. Entretanto, essa qualidade de vida de Lauro de Freitas, não é perdida somente pela expansão imobiliária local, mas também pelas causas oriundas destas expansões, que por sua vez, quando não identificadas, monitoradas e solucionadas, seja através de açõespreventivas ou corretivas, acarretam riscos ao meio ambiente e a saúde publica.
Com esta inicial perspectiva, e observando-se o aceleramento das atividades nos setores produtivos demandantes de pequenas e médias empresas, é de extrema importância, uma implantação de produção mais limpa nos processos produtivos destes setores, visto que, o mesmo servirá como estratégia de agentes econômicos eambientais no âmbito destas organizações, favorecendo uma maior competitividade entre seus concorrentes, diminuindo custos e desperdícios resultantes das atividades exercidas, ofertando oportunidades de melhorias e diferenciações de seus processos sem acarretar desperdícios e altos custos de produção.
Diante dos fatos acima abordados, é ainda válido salientar que além das vantagens já citadas nodecorrer do parágrafo anterior, a implantação de produção mais limpa em pequenas empresas neste município, tendem a diminuir os riscos de contaminação ao meio ambiente e á sociedade visando atitudes corretas que contribuem para um desenvolvimento sustentável.
3 Justificativa
Diante do exposto, este trabalho se justifica pela necessidade de implantação de produção mais limpa em pequenas empresas, jáque as maiorias das práticas de PML ocorrem em grandes organizações e indústrias, no intuito de conter desperdícios visando à rentabilidade. Entretanto, as micros e pequenas empresas que passam por um crescimento contínuo de suas atividades, por falta de informações necessárias, acabam por não investir neste sistema de ações preventivas, devido as inquietações com gastos financeiros, os quais nãoconjecturam que serão futuramente rentáveis, quando comparados ao antigo processo de produção.
Assim, é de extrema acuidade a adequação nos processos produtivos destas empresas, que ainda não possuem a prática de produção mais limpa, tendo em vista, a possibilidade de se minimizar custos com matéria prima, aumentando a rentabilidade, competividade e sustentabilidade, fornecendo uma diferenciaçãono processo produtivo e consequentes produtos, abrangendo as necessidades dos seus clientes, minimizando os impactos ambientais e á saúde pública.

4 Objetivo Geral
Elaborar um plano de práticas de produção mais limpa na empresa controladora de pragas urbanas: Abelhinha Desinsetizadora.
4.1 Objetivos Específicos
No desígnio de se obter sucesso neste estudo, se faz necessário cumprir asseguintes especificidades:
4.1.1 Apurar as práticas atuais no processo produtivo da empresa;
4.1.2 Elaborar um plano de ação, para implantação de uma PML;
4.1.3 Validar as práticas para este plano de ação previamente desenvolvido.
5 Referencial Teórico
Sabe-se que, a revolução industrial foi à principal precursora para o surgimento de novas tecnologias em todo planeta, tendo em vista, a...
tracking img